quinta-feira, 25 de junho de 2015

União de Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas no Museu



  O CHIAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia uma série de exposições intituladas “As Freguesias vão ao Museu”, de 01 a 31 de Julho de 2015 estará patente a União de Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 17h00.

A União de Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas, foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas e tem a sede em Sobral Pichorro.


  Sobral Pichorro é uma pequena povoação situada ao fundo da serra da Maceira, na margem direita e muito perto da ribeira, que vem do concelho de Trancoso.

É uma das mais ricas Freguesias do concelho de Fornos de Algodres em termos de património histórico e arqueológico. Tem os importantíssimos sítios pré-históricos da Malhada e Fraga da Pena (este último partilhado com Queiriz), tem troços de viação romana, tem vestígios de sítios desta mesma época, tem a notável capela de Santo Cristo, tem a capela dos Girões, tem casas com elementos arquitetónicos de relevância patrimonial, tem lagariças escavadas na rocha…

   A igreja Paroquial, cujo orago é Nossa Senhora da Graça, tem um torreão construído em 1856, por contribuição lançada à freguesia. No centro da povoação está uma capela interessantíssima chamada do Santo Cristo que a imaginação do povo faz remontar ao tempo dos romanos ou dos godos, e que alguns dizem ser da época dos jesuítas, por causa de um emblema já pouco percetível, que estava sobre o pórtico, característico das construções jesuíticas.

Na Mata destacam-se como elementos notáveis a capela de Santo António, que ainda hoje serve à realização das cerimónias religiosas da aldeia, o cruzeiro e a casa brasonada, alvo de um incêndio que a destruiu no final da década de 1960.

  Fuinhas é uma povoação antiga com o nome de Funha (1527) composta de quatro povos: Lameira, onde está a igreja paroquial, Casas, Corujeira e Santo, onde está a capela de Santo Amaro, a que se faz grande romagem em 15 de Janeiro. A capela de Nossa Senhora do Carmo, que é do povo, foi benzida pelo pároco, padre António de Faria, em 1730 (Arq. Episc. de Viseu Liv. das Cap. e Irmandades). Esta povoação é da invocação de Nossa Senhora da Graça.

 Por CHIAFA

Sem comentários:

Enviar um comentário