terça-feira, 23 de junho de 2015

Passeio pedestre "Rota da Senhora da Ribeira" por terras de Penalva



    Enorme adesão num dia de sol
   A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo, promoveram no passado dia 21 de junho, a dinamização do PR1 PCT Rota da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim. O evento atraiu cerca de duas centenas de participantes, locais e da região, que puderam desfrutar do aprazível ambiente rural, do património local e de momentos de salutar convívio.
    O percurso pedestre iniciou, pelas 9.00 horas, junto à capela da Senhora da Ribeira, tendo sido antecedido por alguns exercícios de aquecimento.

Ao longo dos cerca de 9km, os participantes tiveram a oportunidade de contatar com vários cenários do mundo rural, que caracterizam fortemente a localidade de Moinhos de Pepim, e alguns momentos de animação proporcionados pelas suas gentes, tais como: o Forno a Lenha Tradicional (no qual foram confecionados os afamados bolos de azeite doces e o pão), o Moinho de Água com três mós em funcionamento, a casa da Quinta Nova e sua capela, a oficina do artesão Joaquim Gonçalves (entrançado de cordas e madeira), a Capela da Senhora da Ribeira, as lavadeiras no rio côja, as Poldras (rio Dão e rio Côja), a agricultura e a Fauna e Flora.
No meio do percurso, os caminhantes foram “aconchegados” com sabores tradicionais confecionados pela população local.
No final da caminhada decorreu a atuação da escola de Dança da Associação Rio Côja, seguida de um almoço convívio.
Esta iniciativa contou com o apoio do centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados à Comunidade e das alunas do curso Técnico Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, que efetuaram um rastreio de saúde no início do percurso.
A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em colaboração com outras instituições concelhias, tem calendarizado ainda, a dinamização do PR3 PCT “Rota dos Cenários do Passado” no dia 19 de julho (inserida no programa das Festas do Povo), em Esmolfe e no dia 2 de agosto o PR5 PCT “Trilho do Ryal”, em Real.
Por: Mun.Penalva do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário