segunda-feira, 15 de junho de 2015

II Caminhada Solidária em Mangualde


  A Misericórdia de Mangualde levou a efeito ontem, dia 13 de Junho, a II Caminhada Solidária, uma iniciativa que teve como propósito angariar fundos para a Instituição e que contou com a participação de cerca de meia centena de pessoas.
Designada por “Rota das Minas de Urânio da Cunha Baixa”, a caminhada teve início às 9h30, junto às Instalações da Misericórdia de Mangualde e terminou às 12h00, na Quinta dos Carvalhais – SOGRAPE, em Espinho.

  Num percurso de grande beleza natural, dominado por pinhais, vinhas e granito, entre as aldeias de Mesquitela, Mourilhe e Cunha Baixa, caminhámos quase sem dar conta, durante mais de duas horas, para percorrer os cerca de 11Km que separavam a partida da chegada.
   Na passagem pela área das Minas de Urânio da Cunha Baixa, o presidente da Associação dos Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU), António Minhoto, fez uma pequena descrição do que foi a importância desta exploração mineira para as famílias e para o desenvolvimento local, focando também os efeitos maléficos que a radioactividade teve e continua a ter em todos os trabalhadores destas Minas.
   Na chegada à Quinta dos Carvalhais, esperava-nos o Dr. Jaime Pinto, responsável pela adega SOGRAPE, que depois de nos presentear com excelentes vinhos para o almoço, conduziu-nos numa visita guiada a todos os recantos da Adega, explicando todos os pormenores da fabricação do vinho.
Para além dos aspetos solidários e desportivos desta atividade, destaca-se também o excelente ambiente de amizade, alegria, boa disposição e camaradagem que reinou nesta caminhada.

Por: Misericórdia de Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário