domingo, 28 de junho de 2015

Comemorações do Centenário de Vergílio Ferreira

 
30 de junho de 2015,  dia em que passam 56 anos sobre a versão final e definitiva da obra “Aparição”, o Município de Gouveia divulga, em cerimónia pública, o programa do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira.
“Um diário. Uma carta. Ou simplesmente as memórias. Nós lemo-las com um prazer diferente de uma obra de arte ou mesmo da arte que está nelas. Não é bem o de saber o que aconteceu, mas o de estarmos nós acontecendo nisso que aconteceu. Ou seja, de prolongarmos a nossa vida até lá”.

         Vergílio Ferreira, “Escrever”

Por forma a reposicionar Vergílio Ferreira e a sua vasta obra em lugar de destaque, junto da comunidade académica e da sociedade em geral, o Município de Gouveia vai apresentar um conjunto de iniciativas, que visam homenagear a vida e obra de Vergílio Ferreira. 
As comemorações do centenário de Vergílio Ferreira terão início no dia 28 de janeiro de 2016 (efeméride sobre a data de nascimento do escritor) e prolongar-se-ão ao longo do ano, num extenso programa, que será apresentado publicamente no próximo dia 30 de junho, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.
Vergílio António Ferreira nasceu na freguesia de Melo, concelho de Gouveia, a 28 de janeiro de 1916 e na sua vasta obra, muitas são as referências à sua terra natal, onde memórias e histórias da melancolia da Serra da Estrela são partilhadas com os leitores.
Nesse sentido que o epicentro das comemorações passam inevitavelmente pela aldeia natal do escritor, Melo, e pelo seu concelho natal, Gouveia, que serão o palco das iniciativas a desenvolver no âmbito do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, durante o ano de 2016.
Programa do lançamento das comemorações do Centenário de Vergílio Ferreira:
16h45 – Visita a Melo com referências ao roteiro vergiliano
18h00 – Apresentação do Programa Oficial das Comemorações do Centenário de Nascimento de Vergílio Ferreira
18h20 – Evocação de Vergílio Ferreira:
 - Escritor Almeida Faria
 - Professor Eduardo Lourenço
19h20 – Encerramento
19h45 - Jantar


Por Mun.Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário