sábado, 13 de junho de 2015

Arquivo Municipal abriu portas à população mangualdense


Autarquia mangualdense assinalou Dia Internacional dos Arquivos

Na passada terça-feira, 9 de junho, a Câmara Municipal de Mangualde abriu as portas do Arquivo Municipal de Mangualde à população. A iniciativa assinalou o Dia Internacional dos Arquivos e tinha como objetivo sensibilizar o público, sobretudo o mais jovem, para a importância da conservação e preservação da memória coletiva local. A iniciativa contou ainda com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, que salientou a importância da ‘afirmação do direito de todos ao reconhecimento e à cultura, que torna os arquivos potenciais polos de dinamização cultural’.




 Durante a visita, o arquivista Nuno Ribeiro procurou mostrar aos participantes que o Arquivo Municipal, após as necessárias atitudes de conservação, preservação, inventariação e estudo dos documentos, disponibiliza um espólio arquivístico informatizado e digitalizado, com o intuito de permitir um rápido e eficaz acesso à informação. Atualmente, o Arquivo Municipal está em condições de disponibilizar para consulta o espólio histórico que suporta a identidade do Concelho, sendo este pendor cultural e informativo uma das suas mais-valias para salvaguardar uma memória coletiva que é de todos e para usufruto de todos.

 APRESENTADOS FORAIS OUTORGADOS POR DOM MANUEL AO CONCELHO DE AZURARA E AO CONCELHO DE TAVARES

Ainda no âmbito desta comemoração, realizou-se a apresentação dos Forais outorgados por Dom Manuel ao concelho de Azurara e ao concelho de Tavares, orientada pelo António Tavares do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da autarquia mangualdense. 25 Crianças, do 1º ciclo da Escola Gomes Eanes de Azurara, tiveram oportunidade de contemplar tão importantes documentos concedidos pelo rei e saber mais acerca do que é uma carta de foral, de como os copistas recorriam a abreviaturas para poderem facilitar o seu trabalho, bem como as técnicas utilizadas na elaboração e mais recentemente no restauro destes. 
Por Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário