quinta-feira, 25 de junho de 2015

MANGUALDE ACOLHEU TODAS AS IPSS’S DO CONCELHO NA FESTA «BIBLIOTECA PARA AVÓS»


Sala repleta de alegria e de afetos
Mangualde acolheu na passada sexta-feira , no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, todas as IPSS’s do concelho. Foi numa sala repleta de alegria e de felicidade que se assinalou o culminar de mais um ciclo da iniciativa «Biblioteca para Avós». Este projeto da Câmara Municipal de Mangualde realizou visitas semanais aos Lares e Centros de Dia do Concelho durante este ano letivo e foram diversas as atividades que a equipa da Biblioteca Municipal desenvolveu com os mais idosos, nas cerca de 90 sessões realizadas. Desde o desenho e colagem até à jardinagem, os resultados foram muito interessantes e podem também ser apreciados numa pequena mostra no átrio da Biblioteca Municipal.
 O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, esteve presente nesta festa de encerramento, que contou ainda com a presença de 150 idosas/os das instituições de Centro de Dia de Abrunhosa-a-Velha, Centro de Dia de Chãs de Tavares, Lar de Freixiosa Centro de Dia da Cunha Baixa, Lar Morgado Cruzeiro, Lar Nossa Senhora do Amparo Lar Padre António Lobinho, Centro de Dia de Fornos Maceira Dão Lar de Santiago de Cassurrães e Centro de Dia Contenças de Baixo.
  Diversos Sketchs humorísticos apresentados pela equipa da Biblioteca Municipal arrancaram muitas gargalhadas do público. Paralelamente a este trabalho, a festa contou ainda com a presença das crianças do Jardim de Mangualde S. Julião (Sala 2) que apresentou duas danças, e o Rancho Folclórico do Coração da Beira de Contenças de Cima que veio também proporcionar aos nossos idosos as melhores memórias. Foi uma tarde de manifestação de afetos, amizade, profissionalismo, solidariedade e muita alegria. Este projeto é um exemplo de solidariedade e de profissionalismo de quem o abraça. O encerramento da festa fez-se com um lanche oferecido pela Câmara Municipal a todos os presentes.
 A «Biblioteca para Avós» é um projeto itinerante, inserido na Rede Social, dinamizado pela Biblioteca Municipal Dr Alexandre Alves, em parceria com todas as IPSS’s do concelho. Este projeto pretende promover o livro e a leitura junto das camadas mais idosas, mas sobretudo ajudar a combater o isolamento e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos intervenientes. A iniciativa tem ainda como objetivo a promoção do envelhecimento ativo, combater a solidão e desenvolver ou manter as capacidades cognitivas ativas das/os mais idosas/os. Em setembro regressa e abrir-se-ão novamente as portas a todas/os as/os idosas/os do nosso concelho para continuar a missão de fazer as pessoas felizes.
Por Mun.Mangualde 




Sem comentários:

Enviar um comentário