sexta-feira, 26 de junho de 2015

Um dia diferente e noite de S.João da Universidade Sénior

Momentos inesquecíveis pela Cidade Invicta
A Universidade Sénior de Fornos de Algodres agradece a todos os alunos, professores e seus acompanhantes, que no passado dia 23 de junho, connosco quiseram desfrutar do excelente programa de visita às festas de S. João, na bonita cidade de Gaia, situada na margem sul da foz do Douro.
  A primeira paragem ocorreu no Arcozelo para uma visita ao Santuário de Santa Maria Adelaide, prosseguindo pela costa marítima, em direção à praia de Miramar, onde visitamos a bonita Capela do Senhor da Pedra, construída em 1686 sobre um rochedo rodeado de mar. De seguida rumamos até à zona piscatória da Afurada para uma visita ao interessante Centro Interpretativo do Património a Afurada.

   O período de almoço decorreu na Cantina da Câmara Municipal de Gaia, na agradável companhia da Dra. Olívia Rito, Chefe de Divisão de Ação Social, seguindo-se uma visita ao Parque da Quinta do Conde das Devesas (mais conhecida por ”Quinta das Camélias”) em companhia do Sr. João, um colaborador da Autarquia que se transformou no nosso “Anjo de Gaia”, guiando-nos pelo Centro Histórico da Cidade, com indicações preciosas sobre a cidade e a melhor forma de nela circular em segurança.  Do centro histórico destacamos a visita ao Convento Corpus Christi de elevado valor artístico e arquitetónico e a “Cascata” construída no pátio exterior, em honra de S. João-
O Cais de Gaia foi o nosso porto de abrigo nas horas que se seguiram proporcionando-nos agradáveis momentos de lazer junto ao Rio Douro, podendo daí observar as partidas e chegadas dos famosos “Barcos Rabelos” e os inúmeros cruzeiros turísticos; ou visitar os inúmeros locais de venda (compra obrigatória do “martelinho de S. João”). Alguns dos participantes optaram por subir ao Mosteiro da Serra do Pilar, um dos símbolos da cidade, com uma vista deslumbrante sobre a zona histórica do Porto, património mundial da Unesco.
   Nas horas que antecederam o período de jantar no acolhedor restaurante Arco-íris, ainda houve tempo para degustar o prestigiado vinho do Porto, ouvir um fado, dançar ao som dos martelinhos e da música popular portuguesa que enchia as ruas da cidade com o tradicional cheiro a pimentos e sardinha assada.

   A grande fadista Mariza haveria de acrescentar um brilho especial à mágica noite de S. João nesta fantástica cidade de Gaia que teve como momento apoteótico o fogo de artifício sobre o rio Douro, unindo as duas margens numa forte explosão de sons, cores e luzes durante cerca de 15 minutos, emprestando fortes vibrações e emoção ao encerramento da nossa atividade.
Manifestamos especial agradecimento aos colaboradores da Câmara Municipal de Gaia, Dra. Olívia Rito, da Divisão de Ação Social, Sr. João, D. Ana Pinto, da Divisão de Turismo, pelo prestimoso apoio e pela excelente proposta de programa e oportunidade de descoberta do magnífico património histórico, cultural e paisagístico desta aprazível região.
Também à Câmara Municipal de Fornos de Algodres por todo o apoio concedido.
 Por :Universidade Sénior FA

Sem comentários:

Enviar um comentário