quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sepulturas medievais de Moimenta de Maceira Dão em destaque


MANGUALDENSES FICAM MAIS PRÓXIMOS DO PATRIMÓNIO DO CONCELHO


A campanha da autarquia mangualdense, «Mangualde, o nosso património!», continua a dar a conhecer o vasto património do concelho. Para aproximar a população do património mangualdense, em outubro, o destaque vai para as Sepulturas medievais de Moimenta de Maceira Dão.

Sepulturas medievais de Moimenta de Maceira Dão
Dispersas pelo território de Mangualde, as sepulturas escavadas na rocha são o vestígio mais presente de uma época da qual poucas marcas arqueológicas persistem ou se conhecem: a Idade Média Alta (séculos V a XI).

Período conturbado por toda a Europa, devido às grandes hordas de migrantes que, instalando-se e misturando-se com as populações indígenas, promoveram uma profunda alteração nos valores civilizacionais vigentes. A vinda para a Hispânia romana de Alanos, Vândalos, Suevos e Visigodos decretava e impunha – em definitivo - o fim do Império Romano por todo o Ocidente! Os Visigodos criaram estabilidade e só a Invasão muçulmana os confinou às Astúrias, donde iniciaram a Reconquista Cristã.
Mais abundantes no século IX e X, é cerca de uma centena o número de sepulturas que hoje se conhecem (já não existem todas!) pelo território de Mangualde. Cristãs, testemunham o povoamento deste território e perpetuam a vontade de alguém se manter na memória dos que ficavam e dos que viriam. Não revelando quem as ocupou, dão-nos conta de um ritual funerário anónimo.
Em Moimenta de Maceira Dão, provavelmente coevas à instalação do Mosteiro, persistem dois exemplares, hoje valorizados por iniciativa da Junta de Freguesia local.
Coordenadas geográficas: 40º 34.836 | 7º 48.925
António Tavares
Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural

Com esta campanha todos ficam mais próximos de todo o esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos dois anos. Em 2015, continuamos a aproximar a comunidade de todo o nosso património, tendo sido apresentada nos primeiros meses do ano, a Igreja de São Tomé de Cunha Baixa, o Fontenário dos Seabra Beltrões, em Cassurrães, o Penedo da Cruz, em Póvoa de Cervães, Vila Cova de Tavares…1663, a Capela dos Cabral Pinto – Cassurrães, a Ponta da Barca e a Igreja de Santiago de Cassurrães.

Por: Municipio de Mangualde


Sem comentários:

Enviar um comentário