quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Penalva do Castelo celebra Dia Internacional do Idoso



No âmbito das comemorações do “Dia Internacional do Idoso” a Rede Social de Penalva do Castelo uniu-se, mais uma vez, com o objetivo de proporcionar um dia diferente e especial para as pessoas com 65 ou mais anos.

 
O dia 01 de Outubro foi oficializado pela ONU como a data comemorativa do “Dia Internacional do Idoso”, com o objetivo de reforçar e sensibilizar a população para a necessidade de cuidarmos e protegermos os nossos idosos. Penalva do Castelo quis ir mais longe e assinalar a data com atividades sociais, culturais, recreativas, de lazer, valorização pessoal e convívio são, entre os idosos institucionalizados e elementos da comunidade que demonstrem interesse e intenções em participar e que se inscrevam junto da Câmara Municipal de Penalva do Castelo até ao dia 24 de setembro.
  O evento terá lugar na Casa da Ínsua, tendo início às 11 horas com a celebração da Eucaristia, seguindo-se um almoço convívio. Posteriormente decorrerá uma visita aos jardins e núcleo museológico e uma tarde recreativa, que terá como fio condutor o direito à participação.
  Para o período da tarde, um grupo de idosos das oito Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho irá representar um teatro musical com o tema a “Vareja”, baseado nas suas próprias experiências, história de vida e conhecimentos, desempenhando, assim, um papel ativo. Segue-se uma demonstração musical, com sonoridades familiares aos idosos e comuns com a tradição portuguesa, onde os idosos poderão desfrutar e até participar se for do seu interesse.
   Para finalizar prevê-se um lanche convívio que possibilite o contacto e diálogo entre as 8 IPSS participantes e elementos da comunidade presentes e com a distribuição de uma lembrança simbólica por todos os participantes.
Por:Mun.Penalva Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário