sexta-feira, 16 de outubro de 2015

I CONCURSO “DELÍCIA DE MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE”



A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, integrado no programa da XX Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, promoveu o I concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe” com o objetivo de criar ou reinventar um doce/bolo típico para o concelho.



O concurso foi de âmbito municipal, aberto a todos os residentes do concelho, a título individual ou em grupo (estabelecimentos de restauração, empresas, escolas, instituições de âmbito social do Município de Penalva do Castelo, entre outros).
A concurso estiveram 18 magníficos doces/bolos, em que o ingrediente principal e obrigatório era a Maçã Bravo de Esmolfe.
O júri teve grande dificuldade em eleger os vencedores, dada a qualidade e variedade apresentada pelos concorrentes.
Assim resultou a seguinte classificação:
1º - “Folhado com creme de Maçã Bravo de Esmolfe” – Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo;
2º - “Tarte de Maçã Bravo de Esmolfe” – Teresa Claro e Rosa Claro (Penalva do Castelo);
3º - “Compotas de Maçã Bravo de Esmolfe” – Fernanda Lopes (Roriz).
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas: “Bravíssima” do Restaurante “O Telheiro” (Sangemil) e “Flor de Maçã Bravo de Esmolfe” de Conceição Melo (Lusinde).
Para além dos premiados participaram: o Centro de Promoção Social S. Martinho de Pindo, com “Bolo Fofo de Maçã Bravo de Esmolfe”; o Centro Social e Paroquial de Sezures, com “Tartelete de Maçã Bravo de Esmolfe”; o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, com “Ninho Bravo de Esmolfe”; a Maria Dulce Cabo, com “Delícia de Coco com Maçã Bravo de Esmolfe”; a Pastelaria Pena D´Alva, com “Dom Bravo”; a Elisabete Barbosa Claro, com “Crocante Bravo de Esmolfe”; a Conceição Melo, com “Pão de ló de Maçã Bravo de Esmolfe”, “Tarte de maçã Bravo de Esmolfe”, “Tarte recheada com Maçã Bravo de Esmolfe”, “Compota de Maçã Bravo de Esmolfe”; a Diana Francisca Carvalho, com “Flor de Maçã Bravo de Esmolfe”; a Inês Catarina Teixeira, “Delícia de Maçã Bravo” e a Patrícia La Salete Albuquerque, com “Surpresa de Maçã Bravo de Esmolfe”.
A Autarquia agradece o empenho e envolvimento de todos os penalvenses e em especial aos concorrentes que tornaram possível o sucesso desta iniciativa.
Com a dinamização deste género de atividades o Município pretende incentivar a inovação e o empreendedorismo ao nível da “Trilogia de Excelência”, contribuindo desta forma para um maior divulgação do concelho e as suas potencialidades endógenas.

Por:Mun.Penalva do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário