quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Município de Gouveia reduz IMI para famílias com dependentes

Em 2016 as famílias com dependentes terão a taxa de IMI reduzida no concelho de Gouveia. O Município de Gouveia aprovou a redução percentual para as famílias com dependentes a cargo o que se vai traduzir numa poupança direta no pagamento do imposto sobre imóveis.
A proposta aprovada prevê a redução da taxa em 10% para famílias com um dependente a cargo, de 15% quando tiverem dois dependentes a cargo e em 20% para agregados com 3 ou mais dependentes. A titulo de exemplo, neste enquadramento uma família com dois filhos a cargo e um taxa de IMI de 340,00 euros beneficiará em 2016 de 51,00 euros de redução.

A redução do IMI para os agregados familiares com dependentes enquadra-se no vasto leque de medidas de apoio direto às famílias praticado pela Câmara Municipal de Gouveia. A autarquia prevê que a redução da taxa de IMI tenha impacto em mais de 800 agregados familiares estimando uma redução de imposto a cobrar no próximo ano superior a 100 mil euros.
A Câmara Municipal de Gouveia efetuará a comunicação da redução das taxas de IMI para os agregados familiares com dependentes à Autoridade Tributária e Aduaneira que automaticamente aplicará as reduções nas contribuições do próximo ano.
Para Luís Manuel Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, esta “é uma medida que terá impacto direto no orçamento da autarquia já que vamos arrecadar menos impostos, mas sei que estamos a apoiar diretamente os agregados familiares do concelho numa ótica de investimento nas pessoas e de reforço económico das famílias com filhos a cargo”.
O autarca de Gouveia reforça ainda que esta é uma acção que vem complementar outras iniciativas do Município. “A forma como temos vindo a apoiar os agregados familiares e os sinais que temos dado no incentivo à natalidade são exemplos da nossa preocupação com o bem-estar e o futuro do nosso concelho. Queremos continuar a desonerar os orçamentos familiares, na medida das possibilidades do orçamento municipal e proporcionar um estimulo diferenciador que posicione o concelho numa escala elevada de qualidade de vida e de apoio às famílias”, refere o Presidente da Câmara Municipal.
A redução da taxa de IMI para 2016 foi ratificada na passada segunda-feira, 21 de Setembro, em Assembleia Municipal após ter sido aprovada pela Câmara Municipal.  

Por:Mun-Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário