quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Conversa com Luis Brás, Presidente do Conselho de arbitragem da AF Guarda

Fomos conversar com o Presidente do conselho de arbitragem da AF Guarda, neste arranque de temporada.

António Pacheco -A poucos dias do arranque de mais uma temporada na AF Guarda que perspetivas tem para esta temporada?

Luis Brás -As expectativas para a nova época são as melhoras. Depois de muitas mudanças para melhorar a arbitragem e consequentemente o futebol egitaniense, pretendemos continuar com o objetivo de melhorar ainda mais.
Esta época, que para os árbitros já começou com a sua ação de formação inicial, iremos ter uma novidade com a introdução da vídeo-observação. Esta medida pioneira em Portugal servirá para classificar o árbitro mas principalmente para o ajudar a trabalhar. Todos nos lembramos da célebre expressão “ vale mais uma imagem que mil palavras”.

AP-A arbitragem da AFG tem vindo a evoluir favoravelmente desde a sua chegada?

LB-Não serei a melhor pessoa para responder a essa pergunta mas penso que a opinião é unanime, tanto por parte dos árbitros assim como jogadores, treinadores e dirigentes. Essa opinião é-nos transmitida em reunião que já fazemos com os clubes o qual este ano já realizamos uma e pretendemos realizarmos mais uma ou duas.

AP-Outra situação positiva, o grande rejuvescimento das equipas de arbitragem?

LB-Sobre esta questão é verdade, desde que este conselho de arbitragem tomou posse já realizamos 2 cursos de árbitros com cerca de 30 novos árbitros, entre os quais 5 árbitros jovens (idade inferior a 18 anos) e quatro árbitras o qual naturalmente contribuiu para “ sangue “ novo na arbitragem.
Não ficamos por aqui e já irá começar um novo curso de árbitros o qual temos inscritos 28 candidatos entre os quais 7 árbitros jovens e 4 árbitras.

AP-Uma das suas apostas é a formação? Satisfeito com a adesão?

LB-Muito satisfeito. Brevemente dará os seus frutos tanto a nível distrital como daqui a 3 / 4 anos a nível nacional. A adesão tem sido fantástica aliás como disse anteriormente poderemos ter o maior curso de árbitros alguma vez existente na Guarda com a novidade de ser um curso online. Esta novidade será testada pela primeira vez em Portugal.

AP-As mulheres vão dando já os primeiros passos no distrito, espera ter uma grande árbitra no futuro?

LB-Sim naturalmente. Quando chegamos não tínhamos nenhuma mulher no seio da arbitragem e neste momento já temos 4. Claro que queremos mais e já temos mais 4 mulheres inscritas, o que irá reforçar o contingente feminino. A formação contínua certamente levará que em 3 / 4 anos ( é necessário no mínimo 4 anos de árbitro para subir ao nacional ) teremos árbitras a prestar provas para o acesso aos quadros nacionais.

AP-Como vé o futebol no distrito da Guarda?

LB-O futebol tal como a arbitragem está a evoluir, prova disso o ano passado tivemos o campeonato mais competitivo a nível nacional ( 1º distrital de futebol). Claro que o estado atual do país é prejudicial, principalmente para as equipas que competem nas competições nacionais que gastam imenso dinheiro com deslocação, etc. Exemplo disso é o campeonato nacional de seniores que para as equipas do interior é quase insuportável o que pensamos que deverá ser refletido brevemente nas instâncias superiores.

AP-Para quando mais árbitros na Liga maior?

LB-Atualmente temos um árbitro assistente nos campeonatos profissionais, sendo a 1º vez que tal acontece desde que existe quadros de árbitros assistentes. Pensamos que existe valores para brevemente conseguirmos ter mais alguém e suprimir a saída “ inglória “ do Renato Gonçalves ou reforçar o contingente de árbitro assistente. Estamos a trabalhar para isso.
Também no futsal iremos trabalhar para regressar um árbitro ao campeonato da 1º divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário