quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Feira da Maçã Bravo de Esmolfe Acolhe Projeto “Alunos Bravo”



A Câmara Municipal de Penalva do Castelo associou-se ao Agrupamento de Escolas do concelho, no dia 11 de outubro, na Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, numa tentativa de valorização do património humano, através da implementação do projeto “Alunos Bravo”. Esta iniciativa procurou atuar em três eixos distintos: valorização e promoção dos produtos típicos da região; divulgação dos níveis de qualidade dos cursos profissionais, nomeadamente o de “Restauração – variante de cozinha/pastelaria” e integração inclusiva dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

   Para a materialização deste projeto, a Câmara Municipal reservou um lugar no seu stand para que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tivessem a oportunidade de vender os próprios artigos de artesanato, bem como as doçarias confecionadas pelos alunos do curso profissional de “Restauração - variante de cozinha/pastelaria” e assim contactarem e atenderem o público, numa das possíveis saídas profissionais futuras.
Nesse sentido, o projeto assumiu como objetivos no domínio social e local: fomentar o convívio e integração inclusiva na comunidade e nas iniciativas locais dos alunos com NEE, desmitificar preconceitos e estereótipos sobre as competências e capacidades da população com deficiência e promover os produtos da região, constituintes da trilogia de excelência. No domínio educativo procurou promover a oferta educativa de qualidade do concelho, apoiar o empreendorismo dos estudantes do ensino profissional, desmitificar preconceitos em relação às fracas capacidades cognitivas dos alunos do ensino profissional. Por último, a nível individual e intrínseco das crianças com Necessidades Educativas Especiais pretendeu criar oportunidade de experimentação de atividades profissionais e de contacto ao público; promover a valorização intrapessoal e sentimentos de autoestima e autoconceito; desenvolver mecanismos de combate à passividade, incentivando uma postura ativa e empreendedora promovendo a integração inclusiva e o sentimento de pertença.
  Esta foi uma iniciativa de sucesso com bastante adesão por parte da comunidade que teve a oportunidade de comprar e consumir o sumo natural da Maçã Bravo de Esmolfe, Doces de Massapão, Ovos-moles, Caladinhos, Cavacas e o Ninho de Maçã Bravo de Esmolfe, doçaria que inclusive se candidatou ao I concurso “Delicia de Maçã Bravo de Esmolfe”.
   A comunidade aderiu à iniciativa consumindo os produtos expostos. Os ganhos financeiros do projeto vão contribuir para a melhoria da educação e dos recursos educativos das crianças matriculadas no sistema formal de ensino do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.
   O sucesso do projeto não teria sido possível sem o empenho e envolvimento dos alunos, que estiveram à altura do público, quer no atendimento, quer na forma como souberam cativar os clientes, bem como a consciencialização e reconhecimento destes pelo seu esforço.
Por. Mun. Penalva do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário