terça-feira, 8 de setembro de 2015

Regresso às aulas com saúde e segurança



Para as crianças o início do ano letivo é uma alegria! Para os pais é um motivo de preocupação a vários níveis: do material escolar ao vestuário, passando pelas deslocações e alimentação, há muito para organizar! É deste modo que a Direção-Geral do Consumidor promove novamente, em parceria com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, uma campanha com o objetivo de promover a saúde e segurança dos mais novos, onde disponibiliza uma brochura com dicas para os pais, mas também para as crianças e os jovens em idade escolar. O Centro de Informação Autárquica ao Consumidor (CIAC) de Mangualde associa-se a esta campanha, e promove a informação junto da comunidade em geral e da escolar em particular.

 Para além das recomendações sobre as compras dos materiais escolares, no transporte para a escola e na alimentação, a brochura (em anexo) remete para as mais recentes publicações da Direção-Geral do Consumidor sobre o “Consumo Sustentável – 2015” e sobre “Vestuário e calçado”.
 Neste regresso às aulas a DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR recomenda... NÃO COMPRE POR IMPULSO!
Planear as compras é também fundamental para gerir os gastos, e esta pode ser uma oportunidade para ensinar os mais novos a gerir um orçamento. Mas o período pós-compra é também importante e, com cada vez mais consumidores a fazerem as suas compras online, estas áreas não poderiam deixar de ser abordadas no guia. Para uma melhor gestão do seu orçamento verifique se existe material do ano letivo anterior em bom estado que possa ser aproveitado e/ou reutilizado; faça uma lista do material escolar de que as crianças necessitam, bem como de vestuário e calçado, envolvendo-as na elaboração dessa lista; planeie as suas compras, compare preços e não se precipite; se optar por levar as crianças às compras, explique previamente o que podem comprar.

ALGUMAS DICAS:
         MANUAIS ESCOLARES
Sempre que possível, reutilize os manuais escolares entre irmãos. Procure a troca de livros recorrendo a bancos de recolha e partilha gratuita ou compre manuais em segunda mão.
         MOCHILA
Escolha uma mochila adequada à estatura da criança e que não seja demasiado pesada quando vazia (uma mochila vazia não deve pesar mais do que meio quilo), e prefira os modelos anatómicos, com alças largas e acolchoadas. Para se certificar de que está a comprar o modelo adequado, a criança deve experimentar a mochila.
         MATERIAL ESCOLAR
Na compra de material escolar dê prioridade à qualidade e durabilidade dos produtos e preste atenção à rotulagem e às instruções constantes nas embalagens dos mesmos.
Na compra equipamento elétrico, como máquinas calculadoras, verifique se estes têm, de modo visível, legível e indelével, a "marcação CE" no próprio equipamento, na sua embalagem, nas instruções de utilização ou na documentação relativa à garantia do produto. A marcação CE é obrigatória e significa que o produto está conforme com os requisitos legais aplicáveis, sendo representada pelo grafismo: C€
         VESTUÁRIO E CALÇADO
Preste particular atenção à roupa com cordões. Para proteção das crianças, evite comprar este tipo de roupa. Dê preferência a roupas que permitam às crianças deslocarem-se e brincarem em segurança. Anualmente, registam-se em todo o mundo acidentes causados por cordões fixos e deslizantes no vestuário para criança, com consequências graves e por vezes fatais.
E não se esqueça de verificar, regularmente, o tamanho dos sapatos e certificar-se de que possuem espaço suficiente para o pé crescer de forma saudável.
A Câmara Municipal de Mangualde aconselha-o a ler as recomendações da Direção-Geral do Consumidor e assim ficar a saber os aspetos fundamentais a ter em conta para este regresso às aulas! A referida brochura também está disponível para download no Portal do Consumidor em www.consumidor.pt. 

Por:Mun.Mangualde


Sem comentários:

Enviar um comentário