quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Misericórdia de Mangualde faz balanço positivo das Festas de Nossa Senhora do Castelo

            Cartaz diversificado com novidades na programação revelou sucesso
    Quatro dias de festa em honra da Nossa Senhora do Castelo, com um programa diversificado e algumas novidades, atraíram milhares de pessoas de todo o Concelho ao Monte da Sr.ª do Castelo, para participar na maior romaria de Mangualde.
O evento organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, em parceria com a Câmara Municipal, contou este ano com a colaboração de sete Instituições, que participaram diretamente na organização de alguma atividades e contou também com o apoio e participação de quinze instituições e empresas.

No que diz respeito às novidades, destacou-se a realização do torneio de ténis “Open Srª do Castelo”, que contou com a participação de 20 tenistas. Este torneio decorreu nos campos de ténis do Hotel Srª do Castelo e do Clube de Caça e Pesca de Mangualde, nos dias 5 e 6 de Setembro. No final do Torneiro ficou a promessa de que para o próximo ano este “Open” será inserido no calendário Nacional da Federação de Ténis de Portugal, adiantou o Provedor José Tomás.
Ainda na área do desporto, teve lugar no dia 5 de Setembro a “I subida mítica em BTT ao Monte da Srª do Castelo”. Esta prova foi de elevado grau de dificuldade e contou com a participação de 50 atletas. À noite, realizou-se um café-concerto com a banda SLOEBUSH. Num ambiente mais intimista, cerca de 300 pessoas permaneceram no Adro Inferior da Srª do Castelo até à 1h00, para ouvir músicas das décadas de 60 a 90.
O domingo começou com uma manhã desportiva, que incluiu uma mega aula de zumba, a que se seguiu um passeio pedestre, designado por “rota do Monte da Sr.ª do Castelo”. No final da tarde e já depois da atuação do Rancho Folclórico de Fagilde, teve lugar um showcooking com o chefe José Manuel dos Santos, da Misericórdia de Mangualde, durante o qual foram confecionadas três especialidades de culinária, as quais foram dadas a provar ao público assistente. Esta actividade, para além da demonstração levada a efeito, foi também uma evidência da excelente qualidade dos serviços prestados aos Utentes da Misericórdia na área da alimentação. A noite foi de baile com a banda ALPHA MUSIC.
No início da noite de segunda-feira realizou-se a Procissão das Velas. Desde o fundo das escadinhas até à Ermida, cerca de 2500 pessoas deslocaram-se a recitar o terço, numa grande manifestação de Fé e devoção à Nossa Senhora do Castelo. Também nesta atividade se procurou introduzir melhoramentos de planeamento e operacionalização. “Solicitámos ao Exército um sistema de som de campanha, para que todas as pessoas pudessem acompanhar a recitação do terço. Conseguimos com esta medida levar o som a um maior número de pessoas, mas, lamentavelmente, ainda não à sua totalidade, uma vez que a participação na Procissão das Velas foi muito elevada. Sabemos que o sistema de som para fazer a cobertura total desta atividade é possível, mas representa um custo bastante elevado no orçamento global das festas da Srª. do Castelo, pelo que a solução deste problema terá de ser sempre o resultado de uma equação possível e sustentável financeiramente”. referiu o Provedor.
Após a Procissão das Velas, teve início o concerto pelo padre José Luís Borga e a sua Banda, que garantiu a animação da noite.
O dia 8 de Setembro, feriado municipal, iniciou-se com a tradicional e majestosa procissão, desde a Igreja da Misericórdia até ao Santuário da Nossa Senhora do Castelo, a que se seguiu a Missa Campal no Santuário. “O planeamento, organização e operacionalização da Procissão e da Missa mereceram uma atenção especial por parte da Misericórdia. Reunimos, com a devida antecedência, com as pessoas e instituições com responsabilidades no planeamento e realização das mesmas, para que o resultado final fosse o melhor para todos os fiéis participantes. E assim foi, com uma organização exemplar e de elevada dignidade, centenas de fiéis acompanharam a imagem da Nossa Senhora do Castelo em procissão, numa grande manifestação pública de fé e reuniram-se no Monte para assistir à Eucaristia”.
Durante a tarde realizou-se um desfile etnográfico com a participação de cinco Ranchos Folclóricos do nosso Concelho, a que se seguiu a atuação de todos eles. A noite foi de baile com a banda VITOR MENDES.
José Tomás, provedor da Misericórdia de Mangualde, acredita que a renovação do programa que se pretendeu trazer este ano será a semente para festas ainda maiores e melhores no futuro, com a participação de mais instituições e pessoas do Concelho. "Durante quatro dias, assistimos a um programa diversificado que agradou a todos. Percebemos isso pela enchente de pessoas que passaram pelo Monte. Temos recebido muitas manifestações de satisfação. As pessoas gostaram que tivéssemos inovado e trazido uma programação diversificada e adequada a todas as idades."
“O que nos motiva é tentar fazer sempre o melhor para a Misericórdia e para Mangualde”, referiu. Quanto aos custos, o provedor disse que as festas foram auto sustentáveis. “As receitas foram superiores aos custos”, sublinhou.
"Estas festas são a maior romaria do nosso Concelho e por isso, quisemos fazer algo novo e diferente, que trouxesse as pessoas à Sr.ª do Castelo, não só para rezar, mas também para se divertirem na sua terra. O nosso objetivo foi superado. As festas da Nossa Senhora do Castelo-2015 foram um sucesso! Sucesso este, que se deveu fundamentalmente à grande equipa de Mesários, Funcionários, Utentes e Voluntários, que de uma forma totalmente livre e espontânea se associaram a estas Festas, para ajudar nas múltiplas atividades que foram desenvolvidas durante os quatro dias. A todos eles o nosso grande bem-haja!",concluiu.

Por:Misericórdia de Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário