quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mangualde acolhe exposição"«O TESOURO MAIS PRECIOSO… A BÍBLIA NA VIDA DE UM VIAJANTE PORTUGUÊS DO SÉCULO XVII»



Mangualde acolhe, no dia 19 de setembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, uma exposição sobre a Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida (1628-1691), intitulada ‘O Tesouro mais precioso…A Bíblia na Vida de um Viajante Português do Século XVII’. A abertura será pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, e representa uma vez mais a aposta da Câmara Municipal na cultura. A entrada é livre.


João Ferreira de Almeida (1628-1691)
João Ferreira de Almeida nasceu em 1628, em Torre de Tavares, concelho de Mangualde.
Filho de pais católicos, mudou-se para a Holanda, passando a residir com um tio e onde aprendeu o latim e se iniciou no estudo das normas da Igreja Católica. Recebeu a sua educação teológica na Holanda, empreendeu a primeira tradução do Novo Testamento para a língua portuguesa, a partir do original grego. Em 1670 a tradução estava concluída e onze anos depois foi publicada. João Ferreira de Almeida faleceu antes de completar a tradução de todo o Antigo Testamento do original hebraico. No entanto traduziu-o, de Génesis a Ezequiel, enquanto estava em Java (Indonésia). Em 1819 foi publicada a primeira edição da Bíblia em Português, de Génesis a Apocalipse, traduzida por João Ferreira de Almeida, sendo as versões revistas e atualizadas, posteriormente, as quais continuam a ser utilizadas pelos cristãos evangélicos de língua portuguesa.
João Ferreira de Almeida teve o grande mérito de passar toda a vida debruçado sobre a Bíblia e só a morte o afastou dessa notável missão. A tradução da Bíblia para português assume-se como um marco na história da imprensa em português, dada a multiplicidade de edições de então até ao presente.
Por:Mun.Mangualde


Sem comentários:

Enviar um comentário