sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Unidade Cuidados Continuados da Misericórdia de Mangualde adquiriu equipamento moderno de fisioterapia

    Fruto da realização de eventos solidários
As receitas das caminhadas solidárias promovidas pela Misericórdia de Mangualde nos passados meses de Março e Junho e um donativo da Citroen PSA – Mangualde, permitiram adquirir um equipamento de fisioterapia, designado por Standing Frame, com custo de 1700,00€.
Este aparelho irá equipar o ginásio de fisioterapia da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Mangualde, facilitando a prestação de melhores cuidados de saúde na área de fisioterapia.
Atualmente as instituições de solidariedade social recebem pessoas com elevada dependência e incapacidade de assumirem a posição ereta. Por este facto, a fisioterapia assume um papel primordial na mobilização polisegmentar anti gravítica, influenciando o estado global da pessoa (respiratório, cardíaco e digestivo).
O Standing Frame é um equipamento desenvolvido com uma tecnologia assistente ou de apoio, usado para a reabilitação de pessoas com diminuição da mobilidade.
Estes aparelhos são utilizados com benefícios médicos e/ou terapêuticos, aumentando a independência, a mobilidade e a auto-estima do utente. Por sua vez, proporcionam também uma alternativa posicional a quem está sentado numa cadeira de rodas, mantendo a pessoa numa posição ereta, ajudando as pessoas com funções motoras limitadas.
O exercício diário com este equipamento tem um impacto positivo no utilizador, melhorando a função respiratória e o sistema urinário. Também ajuda a redução da espasticidade e diminui o desenvolvimento de contraturas. Para além disso, este tipo de treino alivia as regiões de pressão feitas nos posicionamentos prolongados de sentado e deitado.

Com exceção da cadeira de rodas, não existe outro aparelho auxiliar que seja mais benéfico para as pessoas com necessidades especiais, do que o standing frame.
Com este equipamento a Misericórdia de Mangualde tem melhores condições para devolver aos doentes a mobilidade, a independência e a auto-estima. 

Por:Misericórdia de Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário