domingo, 27 de setembro de 2015

Mangualde dá mais um passo, a nível da igualdade regional



    A Câmara Municipal de Mangualde acolheu na passada terça-feira, dia 22 de setembro, dois focus group do projeto internacional – Local Gender Equality: Mainstreaming de Género nas Comunidades Locais. Um projeto promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do qual a autarquia mangualdense é parceira. Participaram mais de vinte pessoas nas sessões de trabalho. Na iniciativa marcou presença a Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

   Conhecer as representações e as necessidades quer do pessoal técnico dos vários setores de intervenção da autarquia quer da rede de parceiros envolvidos eram os principais objetivos destes focus group nos quais se destacaram as áreas da ação social, empresas, educação, saúde, urbanismo e obras públicas, desporto, gestão de recursos humanos, comunicação social, entre outras. A Câmara Municipal de Mangualde dá, assim, mais um passo naquela que tem sido uma sua forte aposta numa intervenção séria e qualificada no domínio da igualdade a nível regional, numa parceria estratégica com especialistas e instituições reconhecidas no meio académico e das políticas públicas a nível nacional e internacional.
 
PROJETO ‘LOCAL GENDER EQUALITY: MAINSTREAMING DE GÉNERO NAS COMUNIDADES LOCAIS’

    Este projeto propõe-se desenvolver metodologias e instrumentos para a promoção de igualdade de género e a facilitação da conciliação entre esferas da vida, pelas estruturas de governação local, assente num consórcio entre entidades parceiras, que envolve a conceção, experimentação e validação com os seus destinatários finais diretos (municípios) e indiretos (atores locais nos vários domínios de atuação territorial - economia, ambiente, saúde, cultura, desporto, urbanismo, ação social).
    O financiamento fica a cargo do Programa EEA Grants - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - MFEEE (2009-2014) e tem como parceiros a Universidade de Oslo (Noruega), a ChAcademy (Coimbra), a Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (CEFA), as Câmaras Municipais de Ferreira do Alentejo, Lagoa (Algarve), Mangualde, Póvoa de Lanhoso e Pombal.
Por:Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário