domingo, 2 de outubro de 2016

Ciclo de conferências em Nelas tiveram início



 
A Vinícola de Nelas na passada quinta-feira, dia 29 de setembro , foi palco da primeira Conferência da iniciativa “Nelas Por Vocação- 10 Conferências, 10 Convidados”, que contou com a presença de João Paulo Martins, jornalista especializado na área dos vinhos e júri em concursos internacionais, com moderação de Francisco José Viegas, Ex Secretário de Estado da Cultura, professor, jornalista e editor. Com a temática “A Região Demarcada do Vinho do Dão: do Centro do País para o Mundo” foram abordadas as especificidades da realidade local e regional, numa agradável e interessante conversa marcada pelo interação com o público.

  Durante a Conferência João Paulo Martin, autor do livro "Vinhos de Portugal" que já vai na 22ª edição, considerado o mais respeitado guia de vinhos do país, explicou todo o processo de provas dos mais de 600 vinhos que anualmente recebe para avaliar e que reúne num livro, referindo que em comparação às edições anteriores o número de páginas dedicadas ao vinho do Dão é bem superior, o que demonstra a evolução, em quantidade mas também em qualidade, da produção nesta Região Demarcada.

  Para o jornalista, esta Região apresenta-se como uma das mais completas do país devido às suas características únicas e peculiares que originam grandes vinhos novos e velhos, resultado de características endógenas como a junção entre solo, o clima e as castas originais, que determinam o perfil diferenciador dos Vinhos do Dão. Salientou, ainda, que não existem receitas mágicas para, de um momento para o outro, conquistar o mercado em pleno, pois o caminho tem de ser permanentemente construído com estratégias que promovam o tão desejado equilíbrio entre a identidade dos Vinhos do Dão e as solicitações do mercado, dos consumidores. Terminou afirmando que para alcançar o sucesso desejado é necessária uma aposta clara na Marca da Região, no Dão, através da valorização de castas fortes e identitárias, como o Encruzado, e na internacionalização, dar-se a conhecer em feiras e eventos, dentro e fora do país.

  José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, agradeceu a presença dos dois convidados, salientando a oportunidade desta iniciativa do Ciclo de Conferências para desenvolvimento de pensamento crítico, cultura cívica atual e inclusiva. O Autarca enalteceu, ainda, a qualidade reconhecida dos vinhos do Dão e o esforço da Autarquia em projetar o nome do Dão aos mais diversos fóruns, como é disso exemplo na realidade concelhia a realização anual da Feira do Vinho do Dão, já há 25 anos, elogiando igualmente o empenho de todos os produtores que conferem a alma ao vinho e que o tornam tão único e especial, desejando a todos a continuação de uma ótima vindima.

  A dar início a esta Conferência esteve o mais recente projeto criativo “Coletivo Orelhas Moucas”, composto por Rui Fonte, Rui Pina e Manuela Morais, com o momento “Versos para Entrada e Canções a Condizer”, introduzindo os convidados e o tema da conversa, num encontro brilhante entre poesia e música. Este projeto irá acompanhar as restantes 9 Conferências, culminando com um concerto resultante da soma dos momentos musicais estruturados, para além de uma exposição fotográfica, livro resumo e um filme/ vídeo resumo desta iniciativa.

  “Nelas por Vocação: 10 Conferências, 10 Convidados” pretende trazer para o espaço público, uma quinta feira por mês, a discussão de grandes temas relacionados com a realidade, local e nacional, conduzida sempre por um convidado público, abrangendo desde a música a escultura; a literatura à pintura; a arquitetura à gastronomia; ou a investigação científica à religião.

 A Conferência do próximo mês irá contar com Alexandre Quintanilha com o tema “ O Conhecimento: Criar e Usar”, sendo que para novembro há encontro marcado com Miguel Real para o tema “História: Os Vestígios das Civilizações nas nossas Ruas”.
Por:Mun.Nelas


Sem comentários:

Enviar um comentário