quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Obras para a requalificação urbana vão ser feitas em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas contratualizou com a CCDRC a possibilidade de realização de obras de reabilitação urbana da sua zona histórica, obras essas que terão um orçamento total de 3,3 milhões de euros no período 2016-2021, sendo que até maio de 2017 terão que ser apresentados os projetos concretos para obras no valor de 1,5 milhões de euros, sendo 1,2 milhões de euros de fundos comunitários.

   Estas operações de reabilitação urbana, que por decisão exclusiva da CCDRC só podem ter lugar nas sedes de concelho, foram aprovadas em reunião de Câmara em termos de projeto global, sendo que as intervenções terão lugar na requalificação das 4 Esquinas (com um custo previsto aproximado de 100 mil euros), na requalificação do Largo da Estação (70 mil euros), na requalificação da Av. António Joaquim Henriques (150 mil euros), na requalificação do Largo dos Bombeiros Voluntários (70 mil euros), na requalificação da Praça do Município e espaço envolvente (640 mil euros) e na reabilitação e modernização da Praça da Igreja Matriz (com 540 mil euros).
Numa segunda fase, em termos de reprogramação e reforço de verbas, está contratada a requalificação do Cine-Teatro para Casa das Artes, num investimento de 1, 4 milhões de euros e a requalificação do espaço envolvente ao mesmo Cine-Teatro no valor de 360 mil euros.
  O projeto da obra de requalificação das 4 Esquinas, em Nelas, foi hoje aprovado em reunião de Câmara, permitindo o arranque da obra ainda durante o ano de 2016 como acelerador de investimento de montante equivalente a 10%, ou seja, mais de 120 mil euros, e será concretizado nos próximos 3 meses, particularmente com a requalificação ao nível do pavimento, da mobilidade, da iluminação, da arborização, entre outras alterações, melhoramentos que visam constituir motivo de atração dos munícipes para o centro histórico de Nelas e na perspectiva da construção de uma praça que seja um elo de ligação entre a Câmara Municipal, a Rua Gago Coutinho, a futura Loja do Cidadão (a edificar nas instalações da antiga Conservatória, junto ao Tribunal) e a Av. Abel Pais Cabral, o Largo dos Bombeiros Voluntários e a intersecção entre o Largo da Estação, a Av. António Joaquim Henriques e a sua ligação à Quinta do Pomar.
  Estas intervenções serão acompanhadas por contentores de lixo seletivo e corrente enterrados, processos também financiados por fundos europeus.
  Além destas intervenções, estão ainda em análise por via da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões para investimentos ao nível da mobilidade, sinalização, percursos pedestres e cicláveis, bem como investimentos ao nível da inclusão social, estando no pacto celebrado naquela CIM verbas superiores a 500 mil euros para matérias desta natureza.
Neste ano de 2016 e no ano de 2017, sem prejuízo de outras intervenções de reabilitação urbana serão realizadas nas freguesias com outras verbas de fundos comunitários e com verbas do orçamento municipal, bem com obras decorrentes das compensações da não construção da Barragem de Girabolhos, ao nível da reabilitação urbana Nelas vai certamente tornar-se uma vila urbana, atrativa e que corresponda à excelência da sua componente empresarial – industrial, comercial, turística e agrícola-, bem como à excelência do seu tecido social.
Por:Mun.Nelas

Sem comentários:

Enviar um comentário