sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Fraga da Pena recebe VI Rota das Formigas



   Três formigueiros , Três localidades  diferentes

A Rota das Formigas já é uma marca histórica na Zona da Fraga da Pena, que o Município de Fornos de Algodres promove anualmente, este ano a sexta edição,  uma caminhada noturna que assim a 9 de setembro (sexta-feira), vai ter a sua realização.
Este ano destaca-se a recriação de três formigueiros, isto é, (Maceira, Sobral Pichorro e Queiriz), a concentração será feita em três localidades diferentes e à mesma hora, os caminheiros partem em direção à Fraga da Pena.


  Deste modo, os caminheiros podem escolher o Formigueiro que esteja mais perto da sua localidade ou que ache que seja mais animado.
Para que tudo corra pelo melhor, existe o Formigueiro do Norte”, com saída de Casal do Monte, o Formigueiro de Nascente”, com saída de Sobral Pichorro e o Formigueiro de Poente, com saída em Maceira, como habitualmente todos devem ir munidos de lanterna, roupa branca e Botas de montanha, para poder circular com tranquilidade.

  A concentração em cada Formigueiro ocorre às 20h, com a partida de todos os participantes em sintonia dos três locais às 20h30, para uma caminhada de 6 kms, que terá um percurso apropriado para todas as idades.
   A Fraga da Pena foi habitada por um povoado pré-histórico datado da Idade do Bronze, onde é visível uma extensa estrutura defensiva semicircular. No interior, foram encontrados objetos em cerâmica, pontas de flecha, colares, machados de pedra, etc. Encontra-se a cerca de 750 metros de altitude.
  Para terminar a noite, um belo espetáculo musical , fogo e magia, para deliciar os caminheiros.
A organização do evento a cargo do Município de Fornos de Algodres, com o Apoio das freguesias de Maceira e Queiriz e União de Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas.

Por:António Pacheco--Foto:Mun.FA

Sem comentários:

Enviar um comentário