quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CLDS 3G Aguiar no Coração reforça apoio familiar e parental em Aguiar da Beira



 Abertura à comunidade de Gabinete de Apoio Familiar e Parental


 
A partir do dia 3 de outubro de 2016 o CLDS 3G de Aguiar da Beira – AGUIAR NO CORAÇÃO – vai ter em funcionamento um Gabinete de Apoio Familiar e Parental. O serviço, de carácter confidencial e gratuito, é aberto à comunidade e apresenta-se como uma resposta social vocacionada para o apoio especializado às famílias, atuando ao nível da prevenção, intervenção e reparação do risco psicossocial, mediante o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, cívicas e parentais, aos intervenientes de apoio familiar.

   O gabinete tem como objetivos: desenvolver competências parentais, pessoais e sociais que permitam o exercício de uma parentalidade positiva; capacitar as famílias promovendo e reforçando dinâmicas relacionais e rotinas quotidianas; reforçar a qualidade das relações da família com a comunidade, bem como identificar recursos e respetivas formas de acesso; contribuir para o equilíbrio e bom funcionamento biopsicossocial das famílias; avaliar as dinâmicas de risco e proteção das famílias e as possibilidades de mudança.


   O serviço irá funcionar no espaço de atendimento Aguiar no Coração, com marcação prévia de consulta, nos dias úteis, entre as 9H00 – 12H00 e as 14H – 17H30.

    A medida insere-se no Eixo 2 – intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil - do plano de ação CLDS 3G Aguiar no Coração, e pretende reforçar as competências pessoais, sociais e cívicas das famílias.

   “Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário