domingo, 4 de setembro de 2016

Feira do Vinho do Dão esteve em ação até este domingo



 Homenagem ao vinho do Dão
Nesta sexta-feira, a  Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Dra. Maria Leitão Marques, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dr. José Borges da Silva, do Presidente da CVR Dão, Professor Doutor Arlindo Cunha, e do Grão-mestre da Confraria de Enófilos do Dão, Eng. Carlos Silva, inaugurou a abertura da 25ª Feira do Vinho do Dão, que decorre até domingo, dia 4 de Setembro, na Praça do Município de Nelas. A atribuição de 25 Galardões “25 anos Feira do Vinho do Dão” e a Homenagem ao Confrade João Barbosa Monteiro foram os momentos mais marcantes desta Sessão, que decorreu esta tarde no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas.


A Ministra Dra. Maria Leitão Marques foi a convidada especial para presidir a abertura da Feira, tendo referido no seu discurso que a Feira do Vinho do Dão é um evento que celebra o esforço, dedicação e as características únicas de cada produto, fruto da vontade de alguém que conseguiu arriscar primeiro e acolher esta importante iniciativa que ultrapassa os limites do Concelho. Reconheceu igualmente o trabalho de todos os que estiveram envolvidos ao longo destes 25 anos de Feira, evidenciando que Nelas é um exemplo a seguir por ter aproveitado um produto de prestígio para desenvolver outras atividades. Apelou, ainda, à modernização administrativa ativa dos mais diversos setores como forma de diferenciação no mercado cada vez mais competitivo. Terminou o seu discurso desejando uma excelente Feira, uma boa colheita e grande futuro sempre com metas ambiciosas.

Dr. José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas e anfitrião deste evento, realçou que hoje se celebra uma importante data e que se projeta o futuro com o que foi adquirido ao longo dos anos, com o objetivo de fazer mais e melhor. O Autarca referiu que esta Feira é a maior comemoração da cultura vinhateira da Região Demarcada do Dão, na qual Nelas ocupa um lugar geograficamente central, que resulta desde 1991 da vontade da Câmara Municipal, dos produtores, dos parceiros e das gentes da Terra que, ao longo do tempo, têm elevado não só o nível de quantidade, como também o nível de qualidade deste certame que, nas suas palavras, "É mais do que uma Feira: é um Festival do Vinho do Dão". Concluiu o seu discurso com a promessa de uma grandiosa edição da Feira do Vinho do Dão, que este ano conta com mais de 50 produtores dos 16 Municípios da Região Demarcada do Dão, 20 Instituições e Empresas, provas vínicas, espaços gastronómicos e momentos culturais com o Musical "As Músicas que os Vinhos Dão - Grande Gala dos 25 anos", entre muitas outras novidades.

O Grão-mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, Eng. Carlos Silva, afirmou ser com bastante orgulho que a Confraria acompanha desde sempre as edições desta Feira, tendo demonstrado a sua gratidão pelo destaque dado ao Vinho do Dão com a oferta ao Presidente da Câmara de Nelas de uma peça de ourivesaria que assinala os 25 anos da Feira do Vinho do Dão. Protagonizou, ainda, um emocionante momento que homenageou o Confrade João Barbosa Monteiro, num reconhecimento pelo seu trabalho na defesa e promoção do Vinho do Dão e pela sua dedicação, dinamismo e paixão pelo Dão.

O Dr. Arlindo Cunha, da CVR Dão, destacou as parcerias de sucesso estabelecidas com as Autarquias que se têm traduzido em eventos com elevado crescimento e que tão bem honram o vinho do Dão enquanto marca e produto e que unem e fortalecem a Região. Abordou também o reconhecimento da notoriedade e crescimento do Dão, tendo aumentado a Certificação Dão DOC, assim como as vendas, que cresceram cerca de 10% desde o início do presente ano.

Um dos momentos marcantes foi a Entrega de 25 Galardões a 25 Personalidades e Instituições ligadas ao Vinho do Dão, nomeadamente à Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Centro, Presidente da CVR Dão, Presidente do IVV, Confraria Saberes e Sabores, Confraria dos Enófilos do Dão, Presidente da AHRESP, Presidente da AMPV e aos 16 Municípios que compõe a Região Demarcada do Vinho do Dão, representados respectivamente pelos Presidentes e Vice-presidentes das Câmaras Municipais.

A Sessão terminou ao som do Hino Oficial da 25ª Feira do Vinho do Dão, interpretado pelos jovens da ContraCanto Associação Cultural, sediada na Lapa do Lobo- Nelas, e com encenação artística de António Leal, seguindo-se de uma visita e confraternização pelo recinto da Feira.

Por:Mun.Nelas

Sem comentários:

Enviar um comentário