quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Milhares de pessoas visitaram a Feira do Vinho Dão em Nelas




As comemorações dos 25 anos da Feira do Vinho do Dão foram assinaladas com um programa atrativo que reuniu os mais de 50 produtores dos melhores vinhos do Dão e que contou com o Musical ”As Músicas que os Vinhos Dão- Grande Gala dos 25 anos”, gastronomia, artesanato, animação noturna e desporto, trazendo até ao Concelho de Nelas milhares de visitantes durante o fim de semana, de 2 a 4 de setembro.
No rescaldo de mais um ano da Feira do Vinho do Dão o balanço é extraordinariamente positivo: este ano fica para a história com o registo da maior adesão de sempre, uma prova viva de que este evento tem elevado a fasquia e aumentado a sua qualidade.

As velas dos 25 anos da Feira foram sopradas no dia de ontem com o primeiro bolo vínico gigante com 250kg que assinalou simultaneamente os 25 anos da Cabriz. O bolo foi confecionado pela Pastelaria Salinas e pintado ao vivo por artistas locais, sob orientação do pintor Aires dos Santos, de Canas de Senhorim. Centenas de visitantes da feira do Vinho do Dão estiveram nesta Cerimónia para degustar este bolo, bem como para contribuir voluntariamente com o donativo que reverteu, integralmente, para os Bombeiros Voluntários de Nelas e Canas de Senhorim.
A 25ª edição deste evento apresentou um programa intenso com iniciativas que colocaram os vinhos do Dão em destaque, como a prova vínica exclusiva “25 anos, 25 vinhos” conduzida por Luís Lopes e Anselmo Mendes, uma prova com lotação esgotada marcada pela raridade e qualidade dos 25 vinhos escolhidos e que retratam as últimas duas décadas do Vinho do Dão.
A gastronomia continua a ser uma forte aposta da Câmara Municipal com o espaço da Praça da Alimentação que assegurou refeições num espaço próprio e agradável. O vinho e a gastronomia fundiram-se com a inédita iniciativa “Mesa 25” pelas mãos do Chef Diogo Rocha, que confecionou um delicioso e irreverente Menu inspirado em 25 Vinhos do Dão para 25 participantes, que evidenciaram rasgados elogios ao resultado final.
O Encontro de Confrarias marcou esta edição da Feira do Vinho, numa parceria da Câmara Municipal e da Confraria dos Enófilos do Dão que reuniu dezenas de Confrades de vários pontos do país e que contou com o apadrinhado pelo Eng. Mário Louro e pelo Chef Hélio Loureiro.
A Cultura é uma presença habitual na Feira do Vinho do Dão. Um dos momentos altos foi o lançamento do Livro comemorativo dos 25 anos da Feira do Vinho do Dão: "O Tempo Certo do Vinho". Mário Augusto, jornalista da RTP conhecido pela sua paixão pelo cinema, apresentou este romance da autoria de Sandra Leal que retrata o Concelho de Nelas de uma forma apaixonante e encantadora.
As noites da Feira do Vinho do Dão foram abrilhantadas pelo espetacular e memorável musical “As Músicas que os Vinhos Dão- Grande Gala dos 25 Anos”, produção da Contracanto Associação Cultural, sedeada na Lapa do Lobo, Concelho de Nelas, com encenação de António Leal e Sandra Leal, ao qual assistiram milhares pessoas durante os três dias de espetáculo, que aplaudiram esta história apaixonante que reflete a cultura e a alma das gentes da região e que encheu de luz e cor o recinto do evento. A animação continuou na tenda do Espaço D com a FVDParty que esteve sempre em festa com o Dj Gryzzler e os seus convidados musicais do Concelho, que colocaram toda a gente a dançar e demonstraram que em Nelas há muito talento.
Do programa fizeram ainda parte a eleição do melhor stand dos produtores presentes neste certame, prémio atribuído por votação online à Palwines-Quinta dos Três Maninhos, ilustração ao vivo na parede da Antiga Federação de Viticultores do Dão pelo artista de street art The Caver, tarde de animação com o Grupo Infanto-Juvenil da Associação do Bairro da igreja, Serões da Beira Alta e Grupo de Cordas da Fundação Lapa do Lobo, e os eventos desportivos IX Maratona de BTT do Dão e III Torneio de Futebol dos Veteranos.
A Câmara Municipal de Nelas agradece a todos os parceiros, aos produtores, aos participantes das mais diversas áreas e ao público que nos visitou durante o evento por todo o sucesso alcançado, resultado da clara aposta do Município de Nelas num sector que é uma mais-valia, gerador de investimento e emprego, e que reflete também o reconhecimento dos produtores acerca da importância da Feira, como local de promoção, divulgação e degustação de vinhos, mas também de negócios.

A 25ª Feira do Vinho do Dão despede-se com o sentimento de dever cumprido, prometendo voltar no próximo ano com vontade de aumentar o nível de qualidade que já lhe é reconhecido. 

Por:Mun.Nelas
Fotos:António Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário