quarta-feira, 15 de abril de 2015

MANGUALDE ensina a intervir na ansiedade e na depressão

Nas IPSS’s do concelho durante os meses de abril e maio


  Iniciou , no dia 13 de abril, a ação “Aprender a Intervir na Ansiedade e na Depressão – Estratégias Passo a Passo”.
A abertura decorreu no Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde e contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.


 A formação, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e os Cinco Sentidos- Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional, vai percorrer as IPSS`s do concelho durante os meses de abril e maio.
 A ação, dinamizada por Tatiana Louro e Cátia Garcia, realiza-se no âmbito da operacionalização do Plano de Ação 2014/2015, da Rede Social de Mangualde, no eixo Capacitar para o Envelhecimento Ativo. Trata-se de uma formação essencialmente dirigida aos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social com valências de lar e apoio domiciliário, tendo em conta a exigência emocional a que os colaboradores estão expostos .
 A Vereadora considerou «fundamental o Município fomentar este tipo de ações dirigidas a um público que trabalha essencialmente com idosos, quer pela responsabilidade e exigência do serviço, quer pelo desgaste físico e emocional a que os colaboradores estão sujeitas, a par da sua vida familiar».
 Essencialmente, o que se pretende, para além de se proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos é alertar para os sinais de ansiedade e de depressão e perceber quando é o momento certo para pedir ajuda. Colaboradores saudáveis prestam melhor serviço e a produtividade aumenta. Aliando todo este conhecimento e bem-estar quem “sai a ganhar” são os nossos idosos onde o amor, o carinho e um sorriso seja uma constante diária.
Fonte:CMM

Sem comentários:

Enviar um comentário