terça-feira, 7 de abril de 2015

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”em Seia

   Seia adere, pelo segundo ano consecutivo, à Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens, cujo lema é Todos juntos podemos fazer a diferença! PREVENIR RESULTA!, uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), que se realiza durante o mês de abril.
Abril, mês de prevenção dos maus tratos infantis“Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” é o tema que servirá de mote para o conjunto de iniciativas que o Município de Seia, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e o Contrato Local de Desenvolvimento Social + SENA vão promover, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

  O programa em Seia conta com a realização de um conjunto de iniciativas, desenvolvidas por diversas entidades com competências em matéria de infância e juventude, com o objetivo de sensibilizar, formar e informar vários públicos, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.
  A “Campanha do Laço Azul” é a primeira ação do extenso programa, de que consta a formação de um Laço Humano com alunos e professores das escolas da cidade de Seia e a distribuição de material informativo, no dia 8 de abril, junto ao monumento ao Bombeiro, na Avenida 1º de Maio, em Seia.
  De 16 a 24 de abril, a Escola Secundária de Seia terá patente a exposição“ Os Direitos da Criança”, da autoria de alguns alunos e inserida na Semana das Artes, uma organização do Grupo de Artes, com a colaboração da Biblioteca Escolar e do Agrupamento de Escolas de Seia.
Especificamente dirigido a alunos, decorrem na Escola Secundária de Seia, no dia 14, a oficina “Perigos na Internet: Prevenção de Abuso”, dinamizada por Rita Capelo e Alexandre Branco da Policia Judiciária, e no dia 21, um atelier sobre a Violência no Namoro, desenvolvida pela equipa EIVIDA.
   O programa contempla, igualmente, a realização de um conjunto de oficinas com e para Pais, tendo com destinatários pais, encarregados de educação, professores e outros técnicos a desempenhar funções com crianças e jovens. Assim, no dia 17, tem lugar na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Guilherme Correia de Carvalho a oficina “Pais Confiantes Filhos Felizes: a pensar na próxima geração”, a cargo de Ângela Coelho da Family Coaching.
A 21 de abril, o tema “Perigos na Internet: Prevenção do Abuso” voltará a ser abordado por Rita Capelo e Alexandre Branco, da Polícia Judiciária, numa sessão a realizar na Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 20:30h.
  No dia seguinte (22), está agendado a realização de duas oficinas sobre a temática do bullying, dinamizadas por Cristina Nogueira da Fonseca (Educadora Parental, Consultora e Formadora da Associação Quero-te Muito). A primeira é dirigida a profissionais no contexto escolar, portanto professores, assistentes operacionais e técnicos a desempenhar funções com crianças e jovens, e decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia, das 14h às 18h. A segunda oficina abordará questões de prevenção e intervenção no contexto familiar e realiza-se na EB 2,3 Abranches Ferrão, às 21h, tendo como público-alvo pais, encarregados de educação e comunidade em geral.
  Do conjunto de iniciativas dirigidas a pais, encarregados de educação, professores e outros técnicos a desempenhar funções com crianças e jovens, destaque para o curso sobre Primeiros Socorros Pediátricos, com a duração de 8 horas, a realizar nos dias 29 de abril, 6, 13 e 20 de maio, na Biblioteca Municipal de Seia, das 20:30h às 22.30h. O curso será dinamizado pelos elementos da Comissão Alargada da CPCJ – profissionais de saúde e Forças de Segurança (GNR de Seia), e pretende difundir medidas preventivas de acidentes frequentes no grupo etário pediátrico, bem como conhecimentos e técnicas simples de socorrismo pediátrico que visem a estabilização da situação de uma criança vítima de acidente ou doença súbita no domicílio ou durante a atividade escolar/lazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário