quinta-feira, 16 de abril de 2015

Portugal 2020 e projeto AGRILOGIS apresentados na vila de Fornos de Algodres



Decorreu ao final da tarde desta quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres , uma sessão de esclarecimento “ Portugal 2020-O Programa Operacional da Competividade e Internacionalização”, promovida pelo Município de Fornos de Algodres e o NERGA -Associação Empresarial da Região da Guarda.




A sessão de boas vindas foi efetuada por Alexandre Lote, Vereador do Município local, e Pedro Tavares, Presidente da Direção do NERGA da Guarda.
Seguiu – se a apresentação do projeto AGRILOGIS, e da Plataforma E-Marketplace, por Patricia Correia, representante da ADSI-Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento.
O projeto AGRILOGIS tem como principal resultado a promoção e alavancagem da capacidade competitiva da fileira do olival do território de intervenção, através da promoção de condições de produção, operacionais, organizativas e de comercialização que possibilitem um aumento do valor acrescentado ao cliente, seja pela venda do produto pelo seu "justo valor", acrescentando outras caraterísticas de valor (logística e distribuição) e criando massa crítica de produção que permita aproveitar novas oportunidades de negócio. O AGRILOGIS resultará, assim, numa mobilização de atores, recursos e competências diferenciadas existentes nas regiões participantes para a criação e integração de toda a cadeia de valor na fileira do olival, explorando exaustivamente toda a informação disponível por forma a evidenciar as possibilidades de matching entre a oferta e a procura.
Para a preleção sobre o COMPETE 2020-Competitividade, Internacionalização, Inovação PME, Qualificação e Empreendedorismo, esteve João Gonçalves, do NERGA da Guarda.
Elucidou a plateia sobre os pilares que assenta este novo quadro, onde a Região Centro vai ser um dos locais onde investimento terá de ser feito, deixou também as mudanças entre o QREN e o Portugal 2020, nesta apresentação deixou ainda em pormenor este novo Programa Compete 2020, apontando os objetivos, os destinatários e as diversas topologias de investimento que irão estar disponíveis.
Estiveram presentes diversos empresários e jovens empreendedores.
Por Cristina Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário