quarta-feira, 29 de julho de 2015

Solar dos Cáceres, um paraíso serrano, em Casal Vasco



 ”Um olhar sobre o turismo rural”
Como início da nova rubrica ”Um olhar sobre o turismo rural”, fomos à freguesia do Casal Vasco visitar o Solar dos Cáceres, um recente empreendimento virado para o turismo rural, face a isso conversámos com a responsável pelo empreendimento.







Magazine Serrano- Como surgiu todo este projeto?

Solar dos Cáceres - O sócio gerente da sociedade é natural desta aldeia, onde viveu alguns anos, tem forte ligação ao local.
Quando teve conhecimento que o imóvel estava para venda embora em ruínas, resolveu adquiri-lo, reuniu os meios e a recuperação foi efetuada.

MS - Fale-nos da história deste solar?

SC - A construção do Solar segundo os dados conhecidos remonta ao século XVI. Foi pertença da Casa da Ínsua, à qual foi adquirido. A última  família que nele habitou foi a família Carmo, Sr. José Salvador do Carmo e seus descendentes. É imóvel classificado de interesse municipal.

MS - Como é composto este hotel rural?

SC - O Solar é constituído por 8 quartos com wc privativo, ar condicionado, Internet gratuita, minibar, etc. Tem elevador, salão de convívio, sala de refeições, sala de estar, cozinha, bar, piscina exterior, parque de estacionamento, grande parque arborizado e jardins no exterior.

MS - O que podemos encontrar aqui? Serviços que oferecem aos vossos hóspedes.

SC - Neste local encontramos um ambiente calmo e requintado, ar puro, um contacto direto c/ a natureza. No fundo um refúgio que apela aos sentidos. Neste momento dispomos de serviços de Alojamento e Pequeno-Almoço.

Brevemente esperamos ter a cozinha a funcionar, onde esperamos apresentar de forma particular o nosso queijo da Serra da Estrela, o vinho do Dão, bem como outras iguarias que andam à volta do cabrito, da vitela sem esquecer os deliciosos enchidos da região.

MS- O turismo rural cada vez mais é uma aposta do interior?

SC - O turismo rural de qualidade tem o seu espaço próprio. Há toda uma riqueza cultural, paisagística, gastronómica etc. que é necessário conhecer, preservar e divulgar.
E especificamente a nossa zona, reúne por si só todas as condições para proporcionar uma experiência rural única! Mas temos de saber tirar partido deste enorme potencial! E felizmente, embora tardiamente, todos estão a despertar para esta realidade.

Para quem procura evadir-se da vida stressante, procurando espaços tranquilos, para uma escapadinha ou umas férias em família, o interior é obviamente uma boa primeira opção. E o Solar dos Cáceres também.

MS - Como vê a indústria hoteleira nesta região?

SC - A indústria hoteleira na região necessita de muito trabalho para se afirmar. Há potencial, é necessário conjugar esforços e desenvolver programas no sentido de divulgar a região, apostando sempre na qualidade, de forma que quem nos visita constate que a Beira tem suas riquezas.

MS - Turismo pode ser uma rampa de lançamento para povoar estas regiões de novo?

SC - O turismo pode seguramente dar um grande contributo para povoar a região de novo, criando emprego diretamente e em simultâneo apoiar a criação e desenvolvimento de outros negócios e por consequência contribuir para o desenvolvimento regional.
Mas o Turismo pode também trazer visitantes estrangeiros que se encantem por estas regiões e se instalem aqui ou que façam investimentos que de alguma forma contribuam para o desenvolvimento destes meios rurais.
No caso concreto do Solar dos Cáceres, através da sua dinâmica irá certamente a seu tempo dar o seu contributo particular para tornar a aldeia mais interessante e atrativa.

Por: António Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário