quinta-feira, 30 de julho de 2015

Município de Trancoso e a UTAD assinaram protocolo de colaboração


   Nesta quarta-feira, na cidade de Bandarra, foi assinado entre o Município de Trancoso e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) , um protocolo de colaboração que tem por objetivo promover o reforço da cultura do castanheiro no concelho de Trancoso.
    O evento decorreu, pelas 10h30m, no Pavilhão Multiusos de Trancoso e contou com a presença do Presidente do Município de Bandarra, Professor Amílcar Salvador, e do Vice-Reitor da UTAD, Professor Doutor Artur Cristóvão, em representação das duas instituições.

   Este protocolo pretende fomentar a implementação de práticas de cultivo conducentes à melhoria da produtividade do castanheiro no concelho de Trancoso, mediante a realização de um conjunto de ações de experimentação em soutos disponibilizados para o efeito, bem como através da transferência de conhecimentos quer para o Gabinete Técnico do Município, quer diretamente para os produtores.
   O protocolo tem a duração de 36 meses e tem como eixos principais de intervenção a Instalação de uma unidade de demonstração num souto adulto, pertença de um produtor do concelho, e atividades de extensão com grupos de produtores, visando sensibilizar para a adoção das práticas culturais mais adequadas às variedades de castanheiro e às especificidades climáticas e de solo da região. Proporcionará ainda a realização de uma tese de mestrado tendo como objeto de estudo a produção de castanha no concelho e sua melhoria, a conceção e edição de um livro sobre melhores práticas de cultivo e a efetivação de jornadas técnicas anuais sobre as problemáticas da fileira da castanha.
   Com esta colaboração com a UTAD, a CMT pretende desenvolver, melhorar e aumentar a produção de castanha no concelho, inserindo esta ação no eixo estratégico de desenvolvimento que representa o reforço das atividades agrícolas.
   A castanha representa no concelho de Trancoso um produto agrícola de importância económica fundamental.
   O concelho é responsável por cerca de 5% da produção nacional de castanha, gerando um rendimento para os produtores de cerca de 3 milhões de euros anuais.
 Por: Município de Trancoso





Sem comentários:

Enviar um comentário