quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Brincar e nadar em segurança" em Mangualde



   O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Mangualde associa-se à campanha da Direção-Geral do Consumidor - ‘Brincar e nadar em segurança’ com o objetivo de alertar os pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas.

A chegada do verão e das temperaturas altas convidam à brincadeira na água. Esta atividade para além de proporcionar momentos de convívio e descontração ajuda à promoção da atividade física, fator relevante na saúde e bem-estar. Mas atenção, muitas crianças morrem afogadas nas primeiras horas de férias! Para evitar esta fatalidade, inspecione previamente o local para verificar se existe, por exemplo, poços, tanques, lagos, chapinheiros e outras zonas de água.
  
PISCINAS
    As piscinas devem ter uma barreira física de acordo com as normas em vigor, que separe a piscina da casa e/ou do jardim, como por exemplo uma vedação. A vedação, por seu lado, deve ser suficientemente alta e não possuir aberturas ou elementos que permitam que a criança trepe ou passe por cima, por baixo ou através dela, deve possuir cancela com abertura para o exterior e fecho que tranque automaticamente, sempre que alguém a utilize. O fecho deve estar colocado fora do alcance das crianças. É ainda fundamental que permita que se veja a piscina do exterior. No espaço das piscinas deve existir equipamento de salvamento (boia ou vara) e um telefone acessível. Os produtos de tratamento da água devem estar armazenados em local próprio para o efeito, fechado e fora do alcance das crianças. Contudo, nenhum equipamento de segurança substitui a vigilância permanente e efetiva de um adulto!
    Deverá ainda ter atenção às piscinas insufláveis, porque mesmo com pouca água podem constituir um perigo para as crianças. No caso das piscinas de pequenas dimensões (portáteis), depois de cada utilização devem ser esvaziadas e guardadas viradas para baixo e em locais onde não possam acumular água. As de grandes dimensões, se não tiverem vedação a toda a volta, devem ser tapadas com cobertura rígida e os acessos - como escadas ou rampas - devem estar protegidos com uma vedação ou cancela ou serem recolhidos se possível.
  
AUXILIARES DE FLUTUAÇÃO
   Outra coisa que não pode ser esquecida na hora de ir para a piscina são os auxiliares de flutuação, como por exemplo, braçadeiras e coletes salva-vidas. Embora não substituam a vigilância permanente, podem, se adequados e bem colocados, salvar vidas. Existindo no mercado uma grande variedade de auxiliares de flutuação é essencial conhecer as suas características para uma boa escolha e utilização correta. Assim, prefira braçadeiras que sejam adequadas ao peso da criança e cumpram as exigências de segurança (homologadas de acordo com as normas europeias), tenham pipos com saída de ar controlada e tenham duas câmaras-de-ar independentes. Para correta aplicação, não se esqueça de ajustar bem as braçadeiras de modo a impedir que se soltem e certifique-se de que as crianças mantêm sempre as braçadeiras devidamente colocadas quando estejam perto ou dentro de água. Já os coletes salva-vidas são auxiliares de flutuação que devem ser utilizados em especial em águas profundas, agitadas ou turvas e em atividades náuticas, como andar de barco. Os coletes salva-vidas não podem ser insufláveis, devem ser adequados ao tamanho e peso da criança, cumprir os requisitos de segurança e serem colocados e retirados apenas em terra. Atenção que a utilização de boias, colchões e outros produtos insufláveis pode ser muito perigosa porque são suscetíveis de se virarem ou serem arrastados facilmente com consequências graves ou mesmo fatais. Se optar pela sua utilização, mantenha a criança sob vigilância atenta e permanente de um adulto. Estes brinquedos não substituem os auxiliares de flutuação.
  
PISCINAS PÚBLICAS
    Sempre que frequentar uma piscina pública, verifique se dispõe de nadador-salvador, se existem equipamentos de salvamento, se consegue ver bem as crianças quando se encontram dentro ou perto de água e se existe informação devidamente afixada e visível sobre as regras de segurança e utilização da piscina.
    Tenha um verão divertido e sem preocupações: vede piscinas e tape poços e tanques, mantenha sempre as crianças sob a vigilância permanente e efetiva de um adulto, ensine as crianças a nadar o mais cedo possível e coloque sempre o auxiliar de flutuação nas crianças e certifique-se de que estas o mantêm devidamente colocado sempre que estejam perto ou dentro de água, evite que as crianças corram à beira da piscina e aprenda as manobras básicas de primeiros socorros, sobretudo as específicas para crianças. Em caso de acidente, mantenha a calma e retire a criança da água o mais rapidamente possível e ligue para o serviço de emergência médica (112) e siga os conselhos. Esteja sempre atento! Nunca deixe as crianças sozinhas dentro ou perto de água.

Por:Mun.Mangualde



Sem comentários:

Enviar um comentário