sexta-feira, 8 de maio de 2015

APCK – II GASSHUKO 2015 foi bem sucedido na região de Fornos de Algodres

   O passado fim de semana foi bastante rico decorreu mais um encontro da APCK em Vila Ruiva – Fornos de Algodres.
  O evento teve lugar na unidade hoteleira do INATEL em Vila Ruiva e contou uma vez mais com apoio institucional do Município de Fornos de Algodres, da União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, bem como do próprio INATEL.
  Este encontro entre karatecas, familiares e amigos teve como base o aprofundar dos conhecimentos técnicos dos praticantes da modalidade, mas revelou-se em simultâneo cheio de programas e de atividades lúdicas, para não falar da degustação da excelente gastronomia local servida por nesta unidade hoteleira.

  Na chegada a Vila Ruiva e depois de instalados, os participantes foram surpreendidos com uma inesperada celebração de um aniversário, que ficou marcado pela entrega de um “símbolo” com um significado muito especial. Este foi um momento envolto de emoção, através do qual a APCK, representada pelo seu Diretor Técnico, o Sensei António Regadas prestou o seu agradecimento pelo empenho de todos os familiares e amigos que são muitas vezes, com um elevado empenho e esforço, o garante da participação dos nossos praticantes mais jovens nos treinos, estágios ou neste tipo de eventos. Para eles e em nome da APCK, os mais profundos agradecimentos.
  Para as atividades desportivas, este ano a APCK contou com a cedência do Pavilhão Desportivo da Escola EB2/3 de Fornos de Algodres, gentilmente cedido pela União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, cumprindo-se assim a promessa levada a cabo no evento do ano passado pelo Exmo. Presidente, o Dr. Manuel Paraíso.
  No primeiro dia de atividades desportivas o treino foi ministrado pelo Sensei Sá e Silva - NKSR, que apesar de praticar Karate num outro estilo (Shito-Ryu), premiou todos os Karatecas com a belíssima Kata SEIENCHIN e com a sua aplicação prática (Bunkai).
  No final do treino, o Sensei Sá e Silva dirigiu algumas palavras aos atletas, tendo manifestado de forma muito sentida a sua satisfação por poder participar neste evento e essencialmente por estar perante uma associação onde o respeito e o convívio entre todos, incluindo atletas, familiares e amigos prevalecem acima de tudo. Isto é Karate!
  Da parte da tarde houve espaço para a realização dos Tradicionais Jogos Portugueses como o jogo do “Burro” ou da “Malha”, onde predominou a boa disposição e acima de tudo o Fair Play, desde as camadas mais jovens até às menos jovens.
  Depois do jantar, continuando num ambiente descontraído, foram distribuídos os diplomas de participação, com a classificação de todos os participantes nos jogos.
  Após a entrega dos diplomas e de uma breve reunião realizada pelo Conselho Técnico da APCK, reuniram-se no auditório do complexo praticantes, familiares e amigos, num espaço onde todos puderam intervir e apresentar sugestões de melhoria, bem como abordar temas diversos relacionados quer com a APCK quer com as suas actividades em curso.
  No segundo dia, de volta às actividades desportivas, o mestre António Regadas ministrou um treino onde foram aprofundados os conhecimentos sobre a Kata BASSAI DAI, bem como a sua aplicação técnica (Bunkai).
  Para a tarde, o Exmo. Dr. Manuel Paraíso, Presidente da União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro, fez as honras da casa e acompanhou todo o grupo na qualidade de guia, numa caminhada de cerca de 5Km, onde foram apresentadas algumas das plantas predominantes na região, com maior destaque para a Urtiga, planta ex-libris na região.
Especial referencia para o elevado esforço que todos tiveram que fazer para recuperar as energias, com um belo repasto recheado com tremoço, amendoins e umas excelentes empadas de galinha, bem acompanhadas no habitual ponto de encontro – o já famoso TRINDADE.
  No final da tarde, no interior do complexo hoteleiro INATEL, teve lugar um workshop levado a cabo pela Confraria da Urtiga, onde foram apresentadas as variadas aplicações desta planta da região, desde os seus fins medicinais até à sua introdução na gastronomia local.
  O final deste workshop ficou ainda marcado pela entrega pelas próprias mãos do Sensei António Regadas ao Exmo. Dr. Manuel Paraíso de um dístico da APCK, como forma de agradecimento pela forma caloroso com que tem recebido a APCK e os seus membros, familiares e amigos na região.
Para fechar o tema e em jeito de introdução para o jantar, seguiram-se várias provas gastronómicas deste produto, como tostas barradas com paté de urtigas, passando pela sopa e pelas extraordinárias alheiras de urtiga, terminando com uma mousse de urtiga regada com molho vinagrete. Em suma, um excelente produto, que se revelou um verdadeiro sucesso e que se destacou acima de tudo pela agradável surpresa que gerou em todos os visitantes.
  Depois do jantar, o Sensei Ernesto Guedes e a Joana Guedes (esposa), fizeram furor com uma brilhante aula de Salsa, que culminou numa noite intensa cheia de dança e de ânimo.
Escusado será dizer que no final todos os participantes saíram da sala plenamente convictos que são os melhores dançarinos do mundo, apesar de alguns “pés de chumbo”.
 Parabéns aos professores que com muita paciência, conseguiram fazer um trabalho simplesmente brilhante! Recomenda-se.
  No terceiro dia de treinos, depois de um excelente aquecimento ministrado pelo Sensei Luis Bessa, foi trabalhada a Kata JION e a sua Bunkai, que serviu de base para fazer algumas aplicações no âmbito da defesa pessoal.
  No final do treino o Sensei António Regadas e o Sensei Sá e Silva proferiram algumas palavras de agradecimento, enaltecendo a participação de todos neste II Gasshuko da APCK, reafirmando que todos, sem excepção, são a principal razão para a continuidade da APCK, bem como para a realização deste ou de qualquer outro tipo de eventos.

Por -APCK – Departamento Logística

Sem comentários:

Enviar um comentário