sábado, 30 de maio de 2015

Conferência "Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Local" na Universidade Católica em Viseu

Momentos enriquecedores
  Decorreu na Universidade Católica Portuguesa- Centro Regional  de Viseu, mais concretamente no auditório do edifício de Medicina Dentária, uma conferência subordinada ao tema"Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Local" com grande adesão, onde estavam empresários, alunos e professores.


  A cerimónia de abertura foi mais uma sessão de boas vindas a todos os presentes, a quem abriu o painel o Professor Catedrático Doutor Aires do Couto , o Presidente desta instituição , que salientou ser pertinente a realização desta conferência, seguiu-se o Vereador do Município de Viseu o Dr. Guilherme Almeida que agradeceu a vinda desta conferência para Viseu , referiu ainda  à agenda económica do empreendedor, onde Viseu é uma boa cidade de trabalho, e estudo e de turismo.
Na região de Viseu a economia regional tem desafios novos e específicos.
  Já o Professor Catedrático Doutor Manuel Meirinho , Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, elogiou a presença da Drª Rita Silva neste projeto de Empreendedorismo e também frisou que as Universidades têm de cooperar cada vez mais e têm de vir para as regiões do interior onde é necessário dar passos e concretizar janelas de oportunidade para futuras cooperações.
O Empreendedorismo precisa de trabalho e tempo para a sua afirmação.
  Por sua vez o Professor Auxiliar Doutor Paulo Pereira , diretor do departamento de Economia e Gestão e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Campus Viseu , referiu que neste tipo de projetos têm de estar todos unidos e que esta iniciativa tenha resultados práticos e casos de sucesso.
Seguiu-se o primeiro painel sobre o programa , onde o Dr.José António Jesus, para além de Presidente do Município de Tondela é o Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Dão - Lafões de Viseu, falou que a prioridade do Portugal 2020 nalgumas alíneas é criar emprego , mas também o seu auto-emprego , explicou um pouco do trabalho que a CIM- Dão Lafões está a desenvolver , onde disse que ser Empreendedor é ter uma atitude , na vontade de resolver problemas.
Empreendedorismo aposta de futuro
  A grande prioridade neste momento das Universidades será de tentar resolver um problema grave que existe nas comunidades , que se traduz no facto de os jovens universitários não terem um elo de ligação com a própria localidade e por isso emigram e outros não têm grande gosto de voltar à terra original.
  No painel propriamente dito, ainda usou da palavra  o Professor Auxiliar Doutor Paulo Pereira que citou o empreendedorismo dividido em quatro grandes grupos: Ideia, Plano de negócios, Financiamento e Desenvolvimento Local/Empreendedorismo , a grande preocupação destas terras é a diminuição da população a olhos vistos.
  Por fim, neste painel usou da palavra a Professora Doutora Patrícia Palma fez um ligeiro historial do ISCSP, referiu que o Empreendedorismo é o motor para o desenvolvimento económico e social para o século XXI.
 O Empreendedorismo em Portugal surge por volta de 2014 e enumerou algumas dificuldades , mas reforçou que existe uma grande evolução  e está na média europeia, também existem falhas em Portugal como : poucos programas de incentivo ao empreendedor e tudo o que é motivação e atitude também falha.
  Relativamente ao projeto de Empreendedorismo procura-se ter parcerias com Municípios e algumas ideias que consistem em ir buscar pessoas licenciadas da localidade.
Explicou mais a fundo o Projeto, enumerando as suas fases  que está a decorrer em Fornos de Algodres(pioneiro) , e também já no Sabugal, poderá ser uma das grandes apostas de futuro, o Empreendedorismo Sénior .
  Seguiu-se um período de debate , findo este o Dr. Manuel Fonseca, Presidente do Município de Fornos de Algodres traçou um breve resumo do seu concelho , assim como frisou que em boa hora o projeto surge pela mão da Drª Rita Silva, mostrou-se um pouco cético no início mas logo que o projeto iniciou tudo ficou mais esclarecido e inclusive o executivo camarário apoiou a realização do mesmo.
  Face a isso mostrou-se satisfeitíssimo com a etapa que decorreu na semana passada em Lisboa, onde todos os projetos foram apresentados com muita maturidade, citando que cada vez mais é preciso apostar nas pessoas , é um projeto inovador .
 Por fim, o Engenheiro António Robalo , Presidente do Município do Sabugal falou um pouco sobre como o projeto está a decorrer na sua localidade  e neste momento este projeto tem dois públicos-alvo, a juventude que existe fora de portas e este projeto pode ser um bom fixador de pessoas , o segundo a diáspora enorme quer no litoral quer no estrangeiro.
  Foi uma conferência muito interessante com temas muito pertinentes, onde com estes projetos a universidade descentraliza-se para as localidades  mais ruralizadas , e nestes projetos de Empreendedorismo toda a comunidade tem de estar atenta e apoiar, só assim podemos dizer que são casos de sucesso.
  Esta conferência foi organizada pelo Departamento de Economia ,Gestão e Ciências Sociais - Universidade Católica Portuguesa/Viseu e o Instituto Superior de Ciências Políticas da Universidade de Lisboa(Escola de Liderança e Inovação)
Reportagem: António Pacheco





Sem comentários:

Enviar um comentário