segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Belmonte acolheu a Universidade Sénior Fornense

A Universidade Sénior neste domingo, dia 16 de agosto, a última atividade do seu Plano de Ação para o ano letivo 2014/2015, na bonita vila de BELMONTE, terra natal de Pedro Álvares Cabral.
Esta “Viagem, com mais de 500 anos, pelas memórias do tempo” teve início no Museu dos Descobrimentos, espaço interativo e moderno, muito bem concebido, dedicado aos descobrimentos e às descobertas marítimas portuguesas com foco especial na descoberta do Brasil, por Pedro Alvares Cabral. Os participantes puderam, através das mais modernas tecnologias e técnicas museográficas, relembrar e aprofundar conhecimentos sobre a nossa história, e participar na fantástica odisseia dos Descobrimentos.

O programa incluiu também uma visita ao interessante Museu Judaico (único em Portugal), o qual retrata a história dos Judeus no nosso país, a sua integração na sociedade portuguesa e o seu valioso contributo cultural e económico. A comunidade judaica de Belmonte, constituída atualmente por cerca de 80 pessoas é a única comunidade peninsular legítima da antiga presença histórica dos judeus sefardistas, possuindo, numa das ruas da antiga judiaria que visitámos, a sinagoga “Beit Eliahu (Filho de Elias).
Não menos interessante foi a visita ao Museu do Azeite onde puderam conhecer a importância que este teve na economia local, observar todo o processo produtivo, desde a entrada da azeitona à sua transformação em azeite, bem como, provar a “tiborna” (pão molhado no azeite) e conhecer um azeite especial extra virgem ao qual é acrescentado folha de ouro comestível com benefícios extra para a saúde (nota: os egípcios utilizavam o ouro no combate às artroses, artrites, obesidade e envelhecimento da pele). Não é em vão que se diz que o nosso azeite é o verdadeiro “ouro líquido português”!
Esta viagem pela história de Belmonte continuou noite dentro junto ao fantástico Castelo de Belmonte, construído no reinado de D. Sancho I, durante o século XIII, onde terá nascido Pedro Alvares Cabral e onde decorreu a XI edição da já célebre Feira Medieval. 

Por:U.S.F.A

Sem comentários:

Enviar um comentário