domingo, 30 de agosto de 2015

Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus

   Este sábado,29 , a vila de Celorico da Beira acolheu a Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus, este evento tem como objetivo homenagear o seu fundador D.João de Oliveira Matos.




   O dia iniciou com a celebração da Eucaristia, na Igreja de Santa Maria, presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, D.Manuel Felício, coadjuvado pelo Bispo da Diocese de Aveiro, D.António Moiteiro, natural deste região e que tem forte ligação a esta Liga, e restantes padres da região.
Nesta Eucaristia, estiveram presentes representantes dos diversos braços desta Liga espalhados pelas diversas localidades da Diocese e demais convidados.
Depois seguiu-se o almoço convivio, no Mercado Municipal, com presença de cerca de três centenas de pessoas, onde na fase final do mesmo, teve lugar  o partir do bolo alusivo ao evento, que veio a ser efetuado, pelo D.Manuel Felício e Irmã Maria da Graça, Coordenadora Geral.
   À saída, foi distribuída uma lembrança para todos os participantes, com animação musical.
   Seguiu-se uma sessão solene no auditório do Centro Cultural, onde as crianças animaram a parte inicial, declamaram algumas frases alusivas ao dia.
No painel estiveram presentes o Padre Alfredo, Dr.José Luis, Vice -Presidente do Município local e D.António Moiteiro, Bispo de Aveiro, onde foi falado sobre a vida e obra de D.João de Oliveira Matos, em que ponto está o processo de Beatificação e alguns escritos  sobre o mesmo.
Para todos aqueles que não conhecem a Liga, aqui fica uma ligeira descrição:

   A Liga dos Servos de Jesus foi fundada por D. João de Oliveira Matos, após um retiro na Lajeosa do Mondego.    É uma vasta família espiritual formada por homens, mulheres, casados, solteiros, leigos de qualquer condição social que, procurando viver à maneira dos primeiros cristãos, estão dispostos a realizar na vida esta divisa: "É PRECISO QUE JESUS REINE".

Por:Sofia Pacheco/António Pacheco


1 comentário: