quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bela promoção do vinho Dão em Penalva do Castelo

Decorreu no passado dia 23 de agosto, na Praça do Pelourinho, a II edição da Feira do vinho “DÃO DE PENALVA”, uma organização do Município de Penalva do Castelo, que congregou várias centenas de penalvenses e forasteiros.
O certame visou a divulgação do produto com maior peso na economia local e um dos mais genuínos produtos do concelho – o Vinho Dão de Penalva do Castelo. Outras potencialidades, como, o Queijo Serra da Estrela, os enchidos, os Folares e outras iguarias beirãs também marcaram presença.


O evento contou com a participação dos produtores-engarrafadores do concelho, nomeadamente: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Rebôtea, Quinta de Serrado (FTP Vinhos) e Quinta da Vegia.

O vinho do “Dão de Penalva” constitui uma das potencialidades endógenas de Penalva do Castelo, apresenta uma especificidade própria e uma qualidade que tem vindo a ser reconhecida através da atribuição de diversos prémios em certames nacionais e estrangeiros.
Durante a Feira, foram entregues os prémios arrecadados no XIV Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”: 3 medalhas de Ourovinho “Grande Reserva 2012” (Adega da Corga); vinho “Reserva 2010” (Casa da Ínsua) e vinho “Touriga Nacional 2010” (Quinta do Serrado FTP Vinhos), 1 medalha de prata – vinho “Penalva 50” (Adega Cooperativa de Penalva do Castelo). A concurso estiveram 1100 vinhos de várias regiões do mundo, dos quais 400 portugueses.
Na breve cerimónia, estiveram presentes os Deputados, Acácio Pinto e José Junqueiro, o Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio e o Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes. Usou da palavra, o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Luís Caetano e o Presidente de Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho.
Na sua intervenção, Francisco Carvalho salientou “a importância, que o vinho tem na economia local”, realçando que uma grande percentagem de penalvenses que se dedica à produção do Vinho do Dão de Penalva. Congratulou todos os produtores/engarrafadores pelo trabalho desenvolvido e pelos prémios arrecadados ao longo do ano. Referiu ainda “… um néctar genuíno como o Vinho Dão de Penalva, tem de ser devidamente apreciado e degustado, por isso, a aposta na Feira do Vinho é para manter…”.  
De forma a dinamizar a Feira, realizou-se a I edição do Mercado Rural, onde uma dezena de pequenos produtores locais aproveitou para colocar à venda produtos biológicos e escoar os seus excedentes.
O Grupo de Cantares Pena Alba e o artista local “Susano” animaram a tarde.
A Autarquia pretendeu com a realização da presente edição dar maior visibilidade a um dos Produtos de Excelência, divulgando as suas potencialidades bem como fomentar momentos de cultura e fruição de agradáveis momentos de convívio entre os Penalvenses e os forasteiros.

Por:Mun.Penalva do Castelo




Sem comentários:

Enviar um comentário