quarta-feira, 5 de agosto de 2015

3ª edição do “Em Quarto Crescente fez sucesso em Mangualde

De 29 de julho a 1 de agosto, decorreu a 3ª edição do “Em Quarto Crescente… noites de encontros com as artes em mente”. Em todas as noites a adesão do público foi fantástica, diariamente estiveram presentes cerca de três centenas de pessoas. Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, vai já na 3ª edição e tem permitido trazer à cidade diversos momentos culturais que abrangem todas as áreas, desde a literatura, à pintura, teatro, dança, cinema e música. A edição deste ano foi dedicada aos elementos da natureza - Terra, Ar, Fogo e Água - que são essenciais para a existência de vida e para o seu desenvolvimento.

AR, ÁGUA, TERRA E FOGO
A noite de 29 de julho foi dedicada ao elemento AR e iniciou com a leitura dos poemas “Eu parto com o ar” de Walt Whitman, pelo Gonçalo, “Vento no rosto” de António Gedeão, pela Mafalda e “Aquele beijo” de Lucianarc pela Juliana que apresentou também o elemento AR. Nesta primeira noite o evento contou com o solo de piano de Pedro Afonso Ribeiro, com a peça- bailado “Uma história que nos faça sonhar” coreografada por Helena Couto e encenada por Maria Aguiar da Associação AMARTE e com o Quarteto de Jazz, Meeting Quartet composto por João Pedro Rodrigues (Trompete); João Figueiredo (Baixo e guitarra eléctrica); Gonçalo Alegre (Contrabaixo); Miguel Rodrigues (Bateria).

Com uma programação pensada para todos os públicos, e envolvendo a comunidade através de diversas temáticas e atividades, o Largo Dr. Couto foi assim o centro da animação na noite da cidade durante esta semana. No dia 30 de julho foi a vez da ‘Noite Água’ com o Coro Infantil de Mesquitela, os Livros Contos e Comédia de Jorge Serafim e a atuação ‘20 Dizer – Trigo Limpo/ACERT’. A ‘Noite Terra’ aconteceu a 31 de julho com a Robertices Teatro Atrapalharte, a Curta – Viagem à Lua + Number, please?, o Filme musicado ao vivo – José Carlos Sousa e Nuno Silva, Cineclube Viseu/ Teatro Viriato e o Concerto Musical Be Flat. Por fim, no dia 1 de agosto foi a ‘Noite Fogo’ com a apresentação do livro ‘Vera Cruz’ – Escritor João Morgado, a abertura da exposição de artes plásticas ‘Mulheres Escravas e Deusas’ – Tertúlias itinerantes (ACCIG | FEMA), o momento ‘Entre Mulheres Stand-UP Comedy’ com Nuno Miguel Henriques e o Concerto Musical Quinteto Paulo Lima. Durante todos os dias houve oficinas diversas, Leituras ao Luar, ‘Feira do livro’, a exposição ‘o que diz Lisboa’ e o serviço de bar.
            
A iniciativa contou com o apoio da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, as Bibliotecas Escolares, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Associação Amarte, Cineclube de Viseu/Teatro Viriato, Cine Eco de Seia, Papelaria/Livraria Adrião, Pastelaria Princesa do Castelo e Bar Mau Mau Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário