quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Freguesia de Maceira em exposição no CIHAFA em Fornos de Algodres

O CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia uma serie de exposições intituladas “As Freguesias vão ao Museu”, de 03 a 31 de Agosto de 2015 está patente a Freguesia de Maceira, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 17h00.
"É uma das mais lindas e pitorescas aldeias do Concelho de Fornos de Algodres."
Situada no alto da serra, que segue a Infias, com esta e Algodres a uma altitude de 700 metros, num suave declívio do monte, que se quebra quási a prumo sobre o vale onde assentam as povoações do Sobral Pichorro e Mata, descobre-se de lá um vastíssimo horizonte, com vistas soberbas sobre a cidade da Guarda a nascente e a serra da estrela a Sul.

Da origem e nome desta terra nada se sabe, mas deve ser antiquíssima; e a este respeito corre uma lenda que, embora sem verosimilhança, damos a título de curiosidade.
Conta-se que em tempos remotíssimos aqui veio parar uma caravana de gente nómada, vinda dos lados do norte, que acampou no sítio onde chamam os Lenteiros da Eira, a dois quilómetros da atual povoação, quase no limite de Penaverde. Aí se fixaram construindo tendas e cabanas de abrigo. Dedicavam-se à vida pastoril tentando a exploração agrícola do fértil vale ainda hoje conhecido pela antiquíssima denominação de Parredízio.

Como durante o dia só ficavam nas cabanas os velhos e as crianças, enquanto os homens válidos e as mulheres saíam para a pastoreação dos gados e trabalhos do campo, aconteceu que estes, ao regressarem à noite, a suas habitações, encontravam os seus filhos chupados de formigas e outros insetos que por ali abundavam.
Aterrados com o sucedido, que consideravam com castigo, recorreram às suas divindades que lhes aconselharam que levantassem arraiais e se dirigissem para a nascente, pois encontrariam não muito longe lugar mais aprazível e saudável onde se fixassem.
Efetivamente caminhando para a nascente logo encontraram um lindo campo de macieiras e que aqui se estabeleceram definitivamente, formando esta povoação a que se chamaram campo das macieiras, donde vem o nome de Maceira. No Cadastro da População do Reino (1527), ainda lhe chamam Macieyra.
Por:CIHAFA

Sem comentários:

Enviar um comentário