terça-feira, 25 de agosto de 2015

Guarda realiza Feira Farta nos dias 12 e 13 de setembro para divulgar produtos locais

foto:CC
A Câmara da Guarda vai promover nos dias 12 e 13 de setembro a primeira edição da Feira Farta, com o objetivo de estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos locais, anunciou hoje o seu presidente.
Segundo o autarca Álvaro Amaro ,o certame, que irá decorrer no largo do Mercado Municipal, naquela cidade, contará com a participação de cerca de 150 produtores do concelho que irão divulgar e comercializar "mais de 100 produtos" agroalimentares como mel, queijo, azeite, frutos, vegetais, doces e pão, entre outros.

Álvaro Amaro considera que a feira, que terá animação, gastronomia, produtos da terra (provenientes das 43 freguesias do município) e tradições, constitui um "passo importante" para a "agitação" do mundo rural.
"Se tivermos garantido o escoamento [dos produtos dos pequenos produtores locais] nós aumentamos mais a produção", disse o autarca na sessão de apresentação do certame, realizada hoje no espaço do Mercado Municipal da Guarda.
A Feira Farta insere-se na estratégia do executivo municipal liderado por Álvaro Amaro que pretende "aumentar o poder de atração e estimular a economia local".
O autarca anunciou que a organização pagará 50 euros a cada produtor participante, bem como o transporte e as refeições (almoço e jantar).
"Para mim não é despesa nenhuma, é um belíssimo investimento - estimular os produtores para se deslocarem à cidade", disse, assegurando que enquanto for presidente da autarquia da cidade mais alta do país a Feira Farta "não parará".
A primeira edição da feira tem um orçamento global que ronda os 80 mil euros, mas como está garantido financiamento comunitário, Álvaro Amaro refere que a despesa do município "é de 15 mil euros".
O programa da feira inclui muita animação musical, um concerto de José Cid (dia 13 de setembro, às 21:00) e a transmissão em direto do programa "Verão Total" da RTP 1 (dia 12 de setembro, das 10:00 às 18:00), entre outras atividades.
A organização da Feira Farta refere que durante os dois dias do certame os visitantes "vão conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes, mas sobretudo a riqueza dos seus produtos agroalimentares".
Por:Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário