quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Parque Ecológico de Gouveia recebeu mais de quatro dezenas de animais nos últimos três meses

A construção da área de quarentena no Parque Ecológico de Gouveia, possibilitou que nos últimos 3 meses pudessem ter sido introduzidos mais de 40 novos espécimes, nomeadamente aves, répteis e mamíferos.

A parceria existente entre várias instituições, nomeadamente o ICNF e o CERVAS, permitiram a cedência de animais, que vêm valorizar ainda mais este Parque, que tem como função principal a educação ambiental.


De acordo com a legislação em vigor, a construção da área de quarentena era condição essencial para a aquisição de novos animais, pelo que, neste momento, o Parque Ecológico de Gouveia está em condições de receber outros espécimes.

É importante frisar que, todos os animais existentes neste Parque, são animais não recuperáveis ou que estiveram em cativeiro por um largo período de tempo, impossibilitando-os de retornarem à natureza. A verificação destas condições são monitorizadas pelo Veterinário Municipal e pelo CERVAS -  Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Os projetos a médio prazo, implicam a melhoria das condições dos espaços reservados aos animais, bem como a recreação de pequenos ecossistemas, através da plantação de espécies vegetais autótones, que permitam enquadrar a relação entre a floresta e as espécies animais ali existentes.
Numa fase posterior, prevê-se ainda a requalificação de todo o espaço, possibilitando uma maior notoriedade a um Parque que se pretende, seja um exemplo de espaço pedagógico e de lazer. Este projeto está a ser articulado com diferentes parceiros, nomeadamente a UTAD, CCDRC, ICNF e CERVAS. 
Por:Mun.Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário