terça-feira, 11 de agosto de 2015

Festival da cerveja artesanal de urtiga em Vila Soeiro



A aldeia de Vila Soeiro do Chão, no concelho de Fornos de Algodres irá acolher no próximo dia 16 de agosto, o 1º Festival da Cerveja Artesanal de Urtiga. Esta iniciativa que será publicitada como Festival Urere, por alusão ao termo romano, do qual terá derivado a palavra urtiga, resulta duma parceria entre a Confraria da Urtiga de Fornos de Algodres e a União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão e visa, uma vez mais, destacar uma das muitas potencialidades de uma planta ainda muito "incompreendida".
A urtiga entrará assim na composição da cerveja especialmente concebida para o festival por  Pedro Sousa, um dos mais conceituados Mestres Cervejeiros portugueses, que aceitou o desafio  da organização para criar a primeira cerveja de urtiga portuguesa.
A iniciativa que terá início a partir das 15:00, conta ainda com a preciosa colaboração do grão mestre da Confraria do Caracol, Belmiro Domingos que de entre os muitos pratos que apresenta habitualmente nos certames que organiza quer em Portugal, quer na vizinha Espanha, destacou para este Festival duas formas distintas de preparar esta iguaria que, na sua perspectiva deverão acompanhar adequadamente a cerveja proposta. 
Para fechar esta combinação, que a organização pretende perfeita,  a tarde será recheada de música folk, com sonoridades que nos surgirão tanto do plano nacional, com atuações dos Gaiteiros da Ponte Velha e com o projeto Seiva dos ex- Dazkarieh Vasco Casais e Joana Negrão, como outras trazidas da Galiza, pelos Os rampeiros e de Castela Leão, pelos Cecina de Léon Folk.
Por UFJVSVR

Sem comentários:

Enviar um comentário