domingo, 4 de janeiro de 2015

Vasco Lino manter-se-á ou não na administração da ULS da Guarda?

O início do próximo ano pode trazer mudanças na administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. O mandato do atual Conselho de Administração, liderado por Vasco Lino, termina ainda este ano e tem havido pressões para que o Ministério da Saúde faça alterações na equipa.
Júlio Sarmento, ex-líder da distrital do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Trancoso é apontado como o mais provável sucessor de Vasco Lino. Mas também se coloca a possibilidade do cargo vir a ser ocupado pelo médico Gil Barreiros que já integra o Conselho de Administração da ULS, como diretor clínico para os Cuidados Primários.


O atual Conselho de Administração tomou posse no final de 2012, mas iniciou funções ainda durante o mês de Novembro. Vasco Lino, natural da Covilhã, substituiu Ana Manso ter sido exonerada pelo ministro da Saúde.
A sua nomeação não foi pacífica. E uma das vozes mais críticas a esta escolha foi precisamente Júlio Sarmento, como líder da Distrital do PSD. O social democrata manifestava-se contra a nomeação de alguém de Castelo Branco ou da Covilhã, dizendo mesmo que isso estava «fora de hipótese». Júlio Sarmento argumentou na altura que «não ficaria sossegado» se a solução fosse essa, tendo em conta que há questões de âmbito regional que têm de ser discutidas, referindo-se à intenção do Ministério da Saúde em criar o pólo de saúde da Beira Interior, com o envolvimento das unidades de saúde de Castelo Branco, Guarda e Covilhã. O dirigente social democrata admitia a possibilidade de poder vir um técnico de Viseu ou de Coimbra para o eventual futuro Conselho de Administração, mas «nunca» de Castelo Branco e da Covilhã.
Horas depois seria confirmada a nomeação de Vasco Lino, bem como dos restantes elementos da equipa. Fernanda Maçoas, médica no hospital da Guarda, foi nomeada para diretora clínica para os cuidados hospitalares; Gil Barreiros, médico em Gouveia, indicado para ser diretor clínico para os cuidados primários; João Marques, enfermeiro no hospital da Guarda, escolhido para assumir o lugar de Enfermeiro Diretor e Flora Moura, que integrava os serviços Entidade Reguladora de Saúde do Porto, para vogal executiva.
A equipa foi nomeada pelo ministro da Saúde no mesmo dia em que foi exonerada a equipa liderada por Ana Manso, que esteve em funções menos de um ano. O grupo de trabalho era composto por Fátima Cabral, diretora clínica para os cuidados hospitalares; José Barreiros, diretor clínico para os cuidados primários; Ester Vaz, Enfermeira diretora, casada com o enfermeiro que a substituiu no cargo e Miguel Martins, vogal executivo. Este era o único elemento do Conselho de Administração que não fazia parte dos quadros da ULS da Guarda.
Fonte:TB

Sem comentários:

Enviar um comentário