quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Freguesia de Matança no CIHAFA em fevereiro


  O Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres inicia uma serie de exposições intituladas “As Freguesias vão ao Museu”, de 02 a 27 de Fevereiro de 2015 estará patente a Freguesia da Matança, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 17h00.

Matança é uma freguesia Portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, com 13,82 km² de área e 243 habitantes (2011). Densidade: 17,6 hab/km². Esta freguesia inclui, além da sede de freguesia, os lugares de Fonte Fria e Forcadas.

É uma das mais antigas povoações do Concelho; há quem a faça remontar à época dos romanos. Estando situada entre dois rios, sobre cada um deles ainda hoje existe uma ponte romana. A ponte sobre o rio Carapito, que vem da serra da Lapa, é de dois arcos e muito elegante, outrora ligada á povoação por uma calçada romana, de que também ainda existem vestígios.
O nome de Matança vem-lhe de um encarniçado combate ali travado, segundo uns, entre romanos e bárbaros, segundo outros, entre cristãos e árabes.
A Igreja Paroquial da invocação de Santa Maria Madalena, é também muito antiga, foi abadia do Padroado Real, com magníficos passais. Tem mais duas capelas, a de Nossa Senhora dos Milagres e a de Santa Eufêmea.
A Matança teve Câmara com Juiz ordinário, dois vereadores, um procurador e escrivão, mais dois escrivães de publico e notas, uma companhia de ordenanças e ainda tem Pelourinho. Teve casa Municipal e forca no sitio que ainda hoje se chama Laja da Forca.
Foi-lhe concedido Foral por El-Rei D. Manuel I, em que foram novamente fixados os direitos da Corôa e as regalias Municipais.
O Concelho de Matança, que pertencia à Comarca de Trancoso, foi extinto e incorporado no de Fornos de Algodres em 1836, com todas as suas propriedades Camarárias.
Fonte:CIHAFA

Sem comentários:

Enviar um comentário