sábado, 28 de março de 2015

CIDEM vai dar impulso ao desenvolvimento empresarial local

Cidem vai alavancar Economia Local   A Câmara Municipal de Mangualde inaugurou ontem, 26 de março, o CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, o mais recente projeto da autarquia e que promete desenvolver a economia. A sessão contou com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, de José Morgado Ribeiro, presidente do Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – CIM, de Francisco Carvalho, presidente da Associação de Desenvolvimento do Dão, e de João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
  Na cerimónia foi ainda apresentado um vídeo que apresenta este CIDEM. Ver aqui.
Situado na Rua do Grémio, em Mangualde, o CIDEM vai alavancar o concelho, funcionando como acelerador de projetos de inovação. “Este centro será um motivador, um dinamizador, um potenciador do empreendedorismo. Demos vida a um espaço recheado de história mas que estava velho. Ganhou agora uma vida que vai alavancar a economia e os diversos setores da economia. Temos de apostar nos setores onde somos fortes, nos nossos produtos endógenos” considerou o presidente mangualdense.
  Este empreendimento nasceu da reconversão de um histórico edifício de 1905, o antigo Grémio, localizado no coração da cidade de Mangualde, doado pelos membros do Grémio, e perante os quais a Câmara Municipal de Mangualde se sente grata. Esta gratidão fica para sempre refletida numa placa de agradecimento colocada e descerrada ontem no CIDEM.
  O CIDEM é um projeto que tem como parceiros a Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, e onde foram investidos 500InauguracaoCIDEM 04 mil euros, com uma comparticipação de 85% por fundos comunitários. "Pretendemos que funcione como um serviço de proximidade a jovens e menos jovens, que queiram criar o seu próprio negócio e contribuindo para a alavancagem do concelho", sublinhou João Azevedo que acredita que este centro é também uma forma de "mobilizar os mais jovens, no sentido de tentar novas oportunidades, novos negócios através da inovação e criatividade, evitando que saiam do concelho".
  Na inauguração o presidente mangualdense destacou ainda o facto de Mangualde ser um concelho muito vocacionado para o setor empresarial, com grandes empresas nacionais. “No entanto, é necessário arranjar outras alternativas, novos negócios, que acredito que vão surgir rapidamente", mencionou.
PRIMEIRA EMPRESA INSTALADA
   A Aeroprotechnik - especialistas em inspeção e mapeamento aéreo com recurso a veículos aéreos não tripulados, é a primeira empresa a instalar-se no Centro empresarial e foi apresentada ontem, durante a sessão de inauguração, pelo Engº Nuno Marques, Administrador - Fundador da mesma. Trata-se de uma empresa de engenharia que fornece serviços na área da inspeção aérea em zonas de difícil acesso, caracterizando-se por serem mais seguros, mais rápidos, mais eficazes, com custos eficientes.
  Ao abrigo deste projeto, Mangualde lança assim uma oferta integrada de acolhimento empresarial em espaço urbano, com gestão integrada, vocacionada para atividades centradas em serviços baseados na criatividade e novas profissões.
Fonte:CMM

Sem comentários:

Enviar um comentário