terça-feira, 17 de março de 2015

Queijo da Serra trouxe imensos visitantes a Fornos de Algodres

Certame trouxe muita vida ao Mercado
 Este  fim de semana foi de festa no Município de Fornos de Algodres , dado que, se realizou a Feira do Queijo Serra da Estrela, onde se assistiu a uma verdadeira "romaria" ao Mercado Municipal desta vila beirã, onde se realizaram atividades de diversos índoles.

  Tudo começou na noite de sexta-feira, com as brilhantes atuações de grupos de Cantares , do Fado de Coimbra por  "In illo Tempore" , e seguido do Cante Alentejano pelo Coral Feminino Etnográfico Paz e Unidade, onde a plateia que  encheu por completo o Centro Cultural ,aplaudiu, vibrou, cantou com estas magníficas mostras de qualidade portuguesa.
 O dia  de sábado, iniciou muito cedo com a abertura do Mercado de Queijo e os muitos expositores locais e outros oriundos de diversos pontos do País que se inscreveram previamente para expor os seus produtos e iguarias regionais.
A animar a visita do Presidente da Câmara ao Mercado, logo cedo,esteve a "Batuta D'Alegria" a abrir as hostes culturais.
  Seguiu-se no Centro Cultural, as Jornadas Técnicas , cujo tema para além do Queijo da Serra esteve em destaque a Política Agrícola 2014-2020, onde a figura de destaque da preleção foi o Dr. Capoulas Santos que nos trouxe a Perspectiva da Nova PAC e deixou novos conselhos de futuro a todos os presentes, seguiram-se mais preletores que aprofundaram e debateram  o futuro próximo da Agricultura em Portugal, no Mercado Municipal para animar os presentes o Grupo "Os Capelenses"iam mostrando o seu trabalho musical.
 Pelo meio, houve a Prova do Queijo para todos os que quiseram degustar uma das sétimas maravilhas mundiais , seguido de um almoço convívio com produtores locais.
  Durante a tarde, seguiu-se a grande festa do Programa da RTP1 "Aqui Portugal" conduzido por Jorge Gabriel e Hélder Reis, onde subiram ao palco grandes nomes da Música Portuguesa e também por conseguinte , atuaram revelações no panorama musical local.

 Folclore em foco
  Por fim, no domingo, bem cedo também abriu o Mercado do Queijo da Serra , onde todos puderam continuar a degustar este famoso produto da Serra da Estrela, com mais uma prova aberta à Comunidade,para terminar em beleza o dia nada melhor que uma tarde de Folclore, onde decorreu o I Festival de Folclore de Fornos de Algodres , onde estiveram presentes: o Rancho Folclórico de Gouveia, Rancho Folclórico de Figueiró da Granja, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, Rancho Folclórico de Penaverde e os anfitriões Rancho Folclórico Sénior do Concelho Fornos de Algodres.
  Todos estes grupos atuaram de forma brilhante , onde acabaram por ser bastante ovacionados pela grande multidão que se fez deslocar ao Mercado Municipal nesta tarde.
  Pelo meio , nesta feira ainda foram visitadas Queijarias Artesanais , e no próprio Mercado, esteve patente a mostra de ovinos e do cão Serra da Estrela e durante a tarde de sábado ,uma queijeira  confeccionou este produto para que todos os visitantes pudessem observar como decorre todo o processo.
  Este Município de Fornos de Algodres foi um dos pioneiros na certificação deste produto onde atualmente figuram já  alguns jovens a dedicar-se à produção do Queijo da Serra .
  Em suma, foram dias de grande "romaria" a esta vila do Interior do País, onde visitantes de diversas partes do País atraídos por este evento, acabaram por dar mais vida a esta localidade a todos os níveis.



Reportagem de : António Pacheco e Sofia Pacheco


Sem comentários:

Enviar um comentário