quinta-feira, 5 de março de 2015

Fornos de Algodres homenageia o Queijo da Serra da Estrela

 Queijo da Serra em destaque
  Vai ter lugar dentro de dias, na vila de Fornos de Algodres, a homenagem ao Queijo da Serra, aos pastores e queijeiras, num fim de semana onde esta localidade beirã vai certamente ser visitada por muita gente oriundas de diversas localidades do nosso Portugal.
  Tudo se inicia na sexta-feira, 13 à noite, no Centro Cultural desta localidade, com dois momentos de grande qualidade, o Cante Alentejano e o Fado de Coimbra.

  No dia seguinte, logo cedo a abertura do Mercado do Queijo da Serra, onde podem adquirir este belo produto endógeno desta região, e por volta das 10 horas, irá ter lugar no Centro Cultural, uma sessão técnica, onde o tema de fundo será a nova Política agrícola 2014/2020-Oportunidades e Desafios.
  Para além do Presidente do Município, Dr Manuel Fonseca, que fará a saudação de boas vindas, também vão estar diversos preletores consagrados, onde se destaca Dr Capoulas Santos, ex Ministro da agricultura e relator no Parlamento europeu da Nova PAC.
  Pelo meio, vai haver a prova de Queijo e segue-se um almoço com os produtores.
Por volta das 14h, o Mercado Municipal será o centro das atenções com o direto do Programa da RTP 1 "Aqui Portugal", apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, uma tarde de muita música animada e que vai dar a conhecer esta vila serrana ao mundo inteiro.
No domingo, o mercado abre logo cedo, onde o queijo vai poder ser adquirido assim como outras iguarias e diversos produtos endógenos desta região, e mais uma vez a prova deste produto maravilhoso.
A tarde vai ser reservada ao Folclore, onde vai realizar se um Festival, e durante a tarde também poderão visitar uma queijaria e ver como o Queijo da serra de confeciona.
São muitas as sugestões que se pode desfrutar neste fim de semana que marca o fecho de todas as feiras / festas de queijo desta região, onde a exemplo do ano anterior, Fornos de Algodres vai ser muito visitado nestes dias.

Reportagem de António Pacheco


Sem comentários:

Enviar um comentário