sábado, 28 de março de 2015

Queiriz em exposição em abril no CIHAFA

   O CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia uma serie de exposições intituladas “As Freguesias vão ao Museu”, de 05 a 30 de Abril de 2015 estará patente a Freguesia de Queiriz, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 - 13h00 e as 14h00 - 17h00.
   Queiriz é uma Freguesia Portuguesa do Concelho de Fornos de Algodres, com 9,74 km² de área, situada na parte mais a Norte do Concelho, Distrito da Guarda, Diocese de Viseu, situa-se a uma altitude de cerca de 700 metros. Esta freguesia é a mais distante da sede do concelho, pois fica mais de 22 quilómetros, Inclui os lugares de Casal do Monte , Aveleiras e Quinta da Barreira.

  Fez parte do Concelho de Pena Verde, e depois disso, foi integrada no Município de Fornos de Algodres.(1836)
Foi uma proba ou aldeia de que era senhor o prior do Convento de Moreira que lhe deu foral em 1235. Os moradores eram colonos do Mosteiro e adscritos à terra que cultivam de pais e filhos. Deviam levar ao convento 1/4 dos frutos.
A rogos do prior os habitantes estavam debaixo da proteção e defesa, em suas pessoas e bens, de determinada família nobre (talvez Folgosinho).
  A Igreja Paroquial é muito antiga, com porta ampla, em arco romano, e tem gravado sobre a porta lateral a data 1636, data que também está sobre a porta da residência paroquial.
  Na povoação das Aveleiras existe a Capela do Divino Espírito Santo a qual foi novamente erecta e dotada pelos moradores em 1724, ano em que foi benzida para nela se dizer missa e administrarem os sacramentos.
  Das quatro povoações a mais notável sob o ponto vista histórico é o Casal do Monte, que apesar da estreiteza do lugar e exiguidade da população que em 1527 não ia além de 21 fogos, constitui só por si um concelho autónomo e independente, com o seu Pelourinho e Casa da Câmara ou Cadeia que ainda hoje existem.
  Aos filhos desta terra, talvez por serem mais ou menos turbulentos, ainda hoje se dá o nome de “maltezes”
Fonte:CIHAFA

Sem comentários:

Enviar um comentário