sexta-feira, 6 de maio de 2022

Mangualde acolheu o Seminário “Modernização da Linha da Beira Alta”

Teve lugar o seminário “Modernização da Linha da Beira Alta”, organizado pelas Infraestruturas de Portugal - IP e Comboios de Portugal - CP, que se realizou em Mangualde, e que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, e demais autarcas desta linha da Beira alta.


Assim, Marco Almeida , Presidente da Câmara de Mangualde referiu que "defendi que é urgente encarar a ferrovia de uma forma moderna e ousada, assente na sua capacidade de potenciar a competitividade de todo o país, incluindo o interior.
A Câmara Municipal de Mangualde está firmemente determinada a, progressivamente, criar mais e melhores empregos, incrementando os fatores de desenvolvimento e de coesão territorial, o que só conseguirá se o concelho dispuser de variáveis estruturantes como boas infraestruturas e sistemas logísticos de transportes.
A ferrovia é um tema muito querido para este território. Foi criado um tecido económico e social ao longo de décadas que envolveu o trabalho intenso de muitas famílias, a criatividade de empreendedores com base na realidade da linha de ferro, esteio forte de toda a comunidade.
Para este concelho, que tem 41 empresas ligadas ao setor do transporte e logística, a modernização da Linha da Beira Alta é uma aposta fundamental de articulação com o transporte rodoviário. Isto revela a importância da localização geoestratégica deste concelho como porta de entrada e saída de mercadorias para o resto da Europa.
A posição de Mangualde e a competitividade das nossas empresas dependem, em grande parte, da conectividade com a Europa e o resto do mundo. É urgente estabelecer sinergias entre o transporte ferroviário e o rodoviário e as próprias infraestruturas portuárias, sendo a requalificação do Itinerário Complementar 12 outro investimento fulcral para alcançar esse desiderato.
O acesso a uma rede ferroviária eficiente é uma mais-valia particularmente relevante para os portos, grandes indústrias e outros polos logísticos. Uma rede ferroviária eficiente promove a coesão nacional e a unidade territorial, facilita a circulação de pessoas e de mercadorias e viabiliza a ligação das empresas ao centro da Europa"
.

Sem comentários:

Enviar um comentário