A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões,
promoveu, na Casa do Adro (Viseu), a Sessão de Apresentação dos
Vols. LXXVIII e LXXIX da Revista Beira Alta.
Esta ocasião serviu, ainda, de mote para a conferência de imprensa de apresentação da "Programação 2022", iniciativa que agrega, não só, as comemorações dos 80 anos da revista Beira Alta e o centenário do nascimento do Dr. Alexandre Alves, mas também, a celebração dos 25 anos da Biblioteca Alexandre Alves (Mangualde).
Desenvolvida numa colaboração estreita entre a revista
Beira Alta, a Câmara Municipal de Mangualde através da sua Biblioteca Municipal
e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu,
a "Programação 2022" vem dar resposta a uma oportunidade
ímpar para a realização de algumas iniciativas valorativas da
atividade desenvolvida por estas entidades.
Publicada desde 1942, como “revista trimestral
para a publicação de documentos e estudos relativos às terras
da Beira-Alta”, a revista transitou para a Junta
Distrital de Viseu em 1960 e, posteriormente, em 1978, para a
Assembleia Distrital de Viseu, tendo o projeto sido acolhido pela
Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões a partir de 2016.
De acordo com a Diretora da Revista da Beira Alta, Fátima Eusébio, “A Revista Beira Alta tem feito uma longa caminhada para a disseminação regular de conhecimento. Hoje publicamos dois instrumentos fundamentais para quem se dedica, não só, à pesquisa e à investigação, mas também, para os interessados em descobrir mais sobre o nosso território. Neste âmbito, tem sido desenvolvido um profundo trabalho ao nível da acessibilidade e divulgação dos estudos aqui apresentados, por exemplo, no site da revista já é possível encontrar alguns volumes digitalizados, esperamos, num futuro breve, disponibilizar os restantes volumes".
Segundo o Presidente do Município de Mangualde, Marco Almeida, "Hoje é um dia importante para toda esta região, porque estamos a valorizar pessoas que contribuíram para a promoção do nosso património. Além de apresentarmos dois novos números da Revista Beira Alta e celebrarmos os 80 anos desta publicação, conjugamos esta data com o centenário do dr. Alexandre Alves que deixou uma marca muito forte em Mangualde. São momentos como este que nos permitem olhar com confiança para o futuro porque a cultura e o património, que assumem uma presença forte no nosso território, estão a ser preservadas".
Sem comentários:
Enviar um comentário