segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mangualde homenageou as Mães com Concerto Sinfónico Coral

Uma casa cheia no Complexo Paroquial
  A Câmara Municipal de Mangualde assinalou ontem, dia 1 de maio, o Dia da Mãe com um Concerto Sinfónico Coral. Pelas 17h00, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde encheu-se para celebrar este Dia da Mãe com um momento cultural único, que contou com as atuações da Orquestra POEMa, do Coral Lopes Morago e do Grupo Coral de Abraveses. O momento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. Este Concerto Sinfónico Coral foi uma homenagem da Câmara Municipal de Mangualde e de todos os intervenientes deste projeto a todas as mães.

concertoPOEMa (Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, composta por duas formações: orquestra de câmara e orquestra de sopros. Os intervenientes deste projeto são elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde e alunos/ex-alunos do Conservatório Regional de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade, podendo haver algumas exceções.
O Coral Lopes Morago — parte integrante da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Viseu — surge em 1982, perpetuando uma figura ímpar no panorama musical viseense do século XVI – Estêvão Lopes Morago. O Coral executa um repertório de música polifónica variada, que vai desde o “godspel” à música barroca e renascentista, passando pelo folclore de países diversos, em predomínio da tradicional canção portuguesa. Privilegia obras de grandes mestres de música sacra, entre os quais inclui o compositor viseense Cónego António Barreiros.
concrto2O Grupo Coral de Abraveses iniciou a sua atividade a 1 de outubro de 1978, tendo-se tornado, desde então, o centro dinamizador da cultura musical em Abraveses. Nos primeiros anos da sua existência foi essencialmente um grupo litúrgico, desenvolvendo-se, posteriormente, a sua atividade por concertos, participação e organização de encontros corais e celebrações litúrgicas, nomeadamente casamentos. Desde 1981 tem sob a sua responsabilidade uma Escola de Música, por onde têm passado largas dezenas de crianças e jovens.
Por:Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário