quarta-feira, 18 de maio de 2016

2º Festival de Street Art de Viseu já iniciou

No âmbito do 2º Festival de Street Art de Viseu (pintura urbana, de ruas e edifícios), teve início ontem à noite, dia 17 de Maio 2016, a pintura de uma cuba de vinho, junto ao Edifício da Antiga Federação dos Viticultores do Dão, em Nelas, pelo artista plástico Nuno Barbedo.
Tendo como mote o Vinho do Dão e a sua promoção, os Municípios de Nelas e de Viseu unem assim esforços, promovendo, através de manifestações artísticas únicas e originais, uma imagem comunicante no domínio da identidade vinhateira comum aos dois territórios.
No ano em que se comemoram as Bodas de Prata dos 25 anos da Feira do Vinho do Dão de Nelas, que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2016, a Câmara Municipal de Viseu integrou no seu programa “Tons de Primavera”, a oferta desta ação à Câmara Municipal de Nelas, que será um importante contributo para a valorização do património arquitetónico de cariz vitivinícola do concelho. Neste sentido, as duas cubas vínicas que se encontram separadas por 24 km, uma em Viseu e outra em Nelas, recebem a intervenção artística de “The Caver”, estabelecendo desta forma “um elo” de ligação nesta região vinhateira e de consolidação da recente aposta da Câmara Municipal de Nelas na renovação da imagem urbana da Vila. Esta iniciativa do Município de Viseu dá o pontapé de saída na agenda enoturística anual do Concelho e da Região, com um mix de programação artística, vinhateira e de animação, sem esquecer a marca de identidade histórica de Nelas, que está situada bem no centro da Região Demarcada dos Vinhos do Dão.
Ficaram assim reafirmados os laços de estreita cooperação com o Concelho vizinho de Viseu, o que reforça a projeção e promoção da Feira do Vinho do Dão, bem como todo o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Nelas na crescente afirmação e organização do evento, que concentra no mesmo espaço (Praça do Município de Nelas) diversas atividades ligadas ao setor vitivinícola.  

Sobre o artista “THE CAVER” que irá intervir nas cubas de Vinho do Dão
Natural de Lisboa, aqui nascido a 28 de abril de 1983, Nuno Barbedo é The Caver, street artist, tatuador, ilustrador e designer gráfico freelancer. Iniciou-se no graffiti em 1998, pintando regularmente desde então. Divide o seu tempo entre a arte de colorir e dar a vida a fachadas, murais e espaços públicos e a paixão por outras telas como o corpo humano, onde cultiva e transpõe a sua criatividade como tatuador. Recentemente, foi um dos artistas seleccionado para participar no Mural Coletivo da Restauração, um projeto integrado no Programa de Arte Urbana do Porto, com uma homenagem à cidade portuense, onde ganha destaque a Estação de São Bento. É membro e co-fundador do colectivo Cabidela Ninjas, um grupo que explora estéticas peculiares, caracterizadas pelo absurdo, enigma e algum humor negro, e da União Artística do Trancão. É também director executivo da GRVTA- Underground Apparel, empresa de vestuário urbano.
Por:Mun.Nelas

Sem comentários:

Enviar um comentário